Saiba menos

Opinião

Carlos Martini

Carlos Martini

Colunista

Saiba menos

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Polifera no Facebook anúncios ¨patrocinados¨ anunciando a possibilidade de receber saldos bancários esquecidos, mediante a remessa de um Pix.

Negócio sofisticado, com a inclusão de diferentes reportagens que tratam desse mesmo assunto, mas baseadas em outra fonte, essa oficial.

Realmente pessoas físicas e jurídicas podem dispor de algum saldo bancário de contas antigas a recuperar, geralmente de pequenos valores.

O acesso deve ser feito via Banco Central do Brasil (BCB) e pode ser feito no próprio site do banco, clicando em valores a receber e digitando o CPF ou CNPJ.

O resto pode ser golpe. Na dúvida, não clique pra entrar no link Saiba Mais. E quem porventura destinou um Pix para qualquer desses ¨patrocinados¨ pode tentar recuperar o valor acionando o MED (Mecanismo Especial de Devolução), cujas instruções também podem ser acessadas no site do BCB. Vale a penas acionar o mecanismo para qualquer tipo de golpe via Pix, talvez seja possível recuperar o dinheiro.

PADRONIZAÇÃO DAS NARRATIVAS

Impressionante a força que fazem alguns blogs e sites na busca incessante de enfiar goela abaixo dos leitores suas respectivas versões dos fatos e fazer uma ¨salada mista¨ com meio-quilo de informação e uma tonelada e meia de meras narrativas.

É claro que esse pseudo-jornalismo é focado nas respectivas militâncias político-partidária-ideológicas. E não convencem ninguém fora desses públicos-alvos.

UM ¨FURINHO¨

Consta que o orçamento público federal de 2023 teve um ¨furinho¨ de 250 bilhões de reais.
O ¨céu é o limite¨ para a dívida pública nesse Brasil cor-de-anil? Vão pagar com mais juros, mais impostos, ou via inflação?

CHAPA BRANCA

Essa expressão é bem conhecida nos meios jornalísticos. Define alguns profissionais do ramo, ¨especializados¨ em defender com unhas e dentes um determinado governo e da mesma forma atacar opositores, em troca de algum ¨jabá¨, uma graninha ganha por fora.

Não é nenhuma novidade, sempre existiu e é facilmente reconhecível. Mas parece que de uns anos pra cá virou peste e não somente em determinados blogs de redes sociais, mas também em alguns meios de comunicação da chamada grande mídia.

TEM CADA UMA…

…que parece duas! Eu sempre soube que quem costuma assediar baleias são as orcas, as chamadas baleias assassinas, na caça a filhotes.

Até imaginava que um transatlântico, um porta-aviões, um navio cargueiro de grande porte podia incomodar esses grandes mamíferos marítimos. Mas um simples Jet-ski?

Pelo jeito vou ter que cuidar mais quando entrar mar adentro com o meu caiaque…capaz de ser processado por uma Jubarte. Ou até por uma tainha, sei lá.

LIVRE PENSAR

A vitória tem muitos pais, a derrota é órfã.

(autoria incerta)

SAIDEIRA

Nôno foi no posto de saúde prá tomar vacina:
– Vai doer, enfermeira?
– Agora vai doer um pouco, vô, mais tarde dói menos.
– Então tá, volto mais tarde então.


Nôno prá nona:
– Já tô ficando cansado de ser corrigido por 50 anos!
A nona:
– 51!

Acompanhe
nossas
redes sociais