Festa na Gruta em Canudos do Vale

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

Festa na Gruta em Canudos do Vale

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Mais de 2,5 mil fiéis participavam da tradicional Festa da Gruta da localidade de Rui Barbosa, em Canudos do Vale. Considerada o maior evento da comunidade, a festa homenageava Nossa Senhora de Lourdes e ocorria desde 1981. A gruta em si tinha sido descoberta em 1940 e recebeu esse nome por ter sido descoberta na data em que se homenageia a santa, no dia 11 de fevereiro.

Sábado é

– Dia do Atleta Profissional
– Dia Mundial das Leguminosas

Santo do dia:

  • Santa Escolástica

Domingo é

– Dia do Zelador
– Dia Mundial do Enfermo
– Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência

Santo do dia:

  • Nossa Senhora de Lourdes

Festa da Gruta

UTI Pediátrica em Estrela

Depois de quase um ano de espera, o Hospital Estrela recebia a autorização oficial para o funcionamento da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Pediátrica. O espaço tinha sido inaugurado em abril de 2003 e esperava desde julho pelo credenciamento. Na época, o secretário estadual da Saúde, Osmar Terra, veio ao Vale do Taquari para inaugurar a obra.

Para 2004, a ideia era que a UTI começasse a funcionar a partir de março. No total, eram sete leitos, cinco neonatais e dois pediátricos, que atenderiam crianças de até 12 anos. O próximo passo era contratar e organizar a equipe.

HÁ 50 anos

O Monumento ao Imigrante que não vingou

O projeto que recebeu o primeiro lugar (Fotos: Arquivo Municipal de Lajeado/O Informativo)

Há 50 anos, Lajeado organizava um concurso para a construção de um monumento para os imigrantes. Na época, quatro projetos arquitetônicos se destacaram, mas o escolhido foi o do estrelense Leandro Eckert.

Em 2º lugar, ficou o projeto de Teresinha Ulsenheimer, de Conventos. O 3º foi para Elton Metz e o 4º lugar para Dilson Metz, ambos de Estrela.

O Monumento ao Imigrante seria construído no Parque da Fenal (Parque do Imigrante) e a previsão era inaugurar em julho de 1974, para celebrar os 150 anos da imigração alemã ao Rio Grande do Sul.

Apesar da ideia, o projeto nunca saiu do papel. O Monumento ao Imigrante que existe hoje em Lajeado foi inaugurado nos anos 1990. Desde dezembro de 2023, passa por restauração.

Acompanhe
nossas
redes sociais