Região abre mais de 7,5 mil empresas em 2023

ECONOMIA E NEGÓCIOS

Região abre mais de 7,5 mil empresas em 2023

Dados de painel do governo federal mostram que saldo foi positivo no ano, já que o número de CNPJs extintos ficou abaixo de 4 mil. Ao todo, são 46,1 mil negócios ativos no Vale, com destaque para as maiores cidades. Em cinco anos, tempo médio para abrir empresa reduz em mais de três dias

Por

Região abre mais de 7,5 mil empresas em 2023
Casal de Teutônia investiu em unidade de franquia paranaense. Empresa de assistência técnica e venda de celulares abriu em julho. (Foto: Mateus Souza)
Vale do Taquari

Localização privilegiada, segmento em expansão e desejo em empreender juntos. Moradores de Teutônia, o casal Cleber Beloss e Sandra Quichiller estão à frente, desde julho do ano passado, de uma unidade franqueada de suporte e assistência técnica para celulares. A loja fica no Centro de Lajeado e já forma uma clientela fiel.

Trata-se de uma entre diversas empresas que buscam se estabelecer diariamente na região. Em 2023, por exemplo, foram 7,5 mil novos negócios na região, conforme dados do Mapa das Empresas, do governo federal. O saldo do ano é positivo, já que 3,9 mil empreendimentos foram extintos no mesmo período.

Na comparação com 2022, o Vale do Taquari registrou uma alta de 5,8% na abertura de novas empresas. No entanto, a extinção de CNPJs também cresceu na região, chegando a 14% neste período. Por isso, o saldo geral de 2023 é inferior ao do ano anterior.

O painel também revela que o Vale fechou o ano passado com 46,1 mil empresas ativas, no somatório dos 38 municípios. Destas, 43,6 mil são matrizes, enquanto 2,5 mil aparecem como filiais no levantamento. A maior parte (39,3 mil) estão classificadas como micro e pequenas empresas.

Oportunidade para crescer

Conforme Sandra, a franquia Suporte Smart, que é do Paraná, optou por abrir uma unidade em Lajeado após enxergar um potencial no município e também no Vale. “Eles fizeram uma longa análise de estudo, verificaram a melhor localização e o melhor ponto. Teve todo um processo por trás. E é um campo de atuação que está crescendo”, frisa.

A loja, conforme Sandra, além de oferecer assistência técnica especializada, também comercializa acessórios e aparelhos celulares novos e seminovos da marca iPhone, cujo mercado também está em expansão.

“Há uma migração muito grande das pessoas na parte da tecnologia. Elas buscam cada vez mais qualidade no produto. E para nós, tem sido muito positivo, mesmo que não tivéssemos noção de como era o público de Lajeado. Não temos do que reclamar”.

Acima do esperado

Julho também foi o mês em que a Dullius inaugurou sua primeira loja em Encantado. A empresa buscava expandir sua atuação dentro do Vale, após abrir unidades em outras regiões, conforme o diretor comercial, Vinicius Dullius. E a escolha se mostrou certeira, apesar de contratempos enfrentados em setembro.

Naquele mês, a enchente do Rio Taquari atingiu o imóvel onde a Dullius está instalada. “É um prédio onde nunca havia entrado água. Mesmo assim, estamos muito felizes com a cidade. Projetamos que a loja dê um resultado melhor do que o esperado”, frisa.

Dullius inaugurou loja em Encantado no ano passado e, mesmo com enchente, resultado do primeiro ano supera expectativas. (Foto: Matheus Laste)

O crescimento de Encantado, conforme Dullius, influenciou na decisão de abrir a unidade. “Fizemos algumas visitas, conversamos com parceiros e brilhamos os olhos, pensando no futuro. O turismo traz dinheiro para a cidade e as pessoas que ganham dinheiro com isso, gastam na loja”.

Desburocratizar

Secretária interina do Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura de Lajeado, Simone Horn destaca que o governo municipal tem tomado medidas para facilitar a abertura de empresas na cidade. O processo hoje é considerado mais célere, sendo necessário menos de um dia para efetivar o negócio.

“Tivemos a mudança de local da Secretaria. Agora estamos no Centro Administrativo e isso aproximou todos os setores que atuam no andamento e abertura de empresas. Hoje, o alvará já é emitido em até 24 horas após a abertura do expediente. Em outros meses, levavam um, dois, até três meses”, comenta.

O processo mais simplificado, conforme Simone, contribui para a condição de Lajeado em ser, cada vez mais, um lugar propício para investimentos. “Somos uma cidade polo e percebemos um movimento cada vez mais constante, com a chegada de novas empresas em diversos setores”.

Pelo levantamento, a cidade com maior rapidez à abertura de empresas na região é Doutor Ricardo, onde o processo leva apenas meia hora, em média. Já entre os municípios mais populosos, Arroio do Meio é quem se destaca, com um tempo médio de 7,9 horas.

“Temos uma parceria com o Sebrae, que nos dá assessoria. Por conta disso, conseguimos desburocratizar o processo e o empreendedor nos procura devido a essa agilidade”, destaca o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Jonas Schwarzer.

Atividades com mais aberturas de empresas em 2023

  • 2.088 – Artigos de vestuário e acessórios
  • 1.762 – Obras de alvenaria
  • 1.446 – Cabeleireiros, manicures e pedicures
  • 1.367 – Transporte de cargas
  • 1.112 – Promoção de vendas
  • 840 – Comércio varejista de mercadorias (supermercados, minimercados)
  • 762 – Instalação e manutenção elétrica
  • 742 – Incorporação de empreendimentos
  • 686 – Lanchonetes, bares, casas de chá
  • 684 – Atividades de estética

Fonte: Painel de Empresas

NÚMEROS DA REGIÃO

EMPRESAS ATIVAS: 46.184

  • matrizes: 43.625
  • filiais: 2.559

EMPRESAS ABERTAS 2023: 7.578

EMPRESAS EXTINTAS 2023: 3.990

SALDO DA REGIÃO EM 2023: 3.578

Abertura de empresas de 2023

Acompanhe
nossas
redes sociais