Um século consolida legado e norteia futuro da Fruki

centenário

Um século consolida legado e norteia futuro da Fruki

Empresa comemora aniversário de 100 anos de fundação na segunda-feira, 29, e, a partir da sucessão familiar e novos investimentos, se posiciona como uma importante peça do desenvolvimento econômico regional

Por

Um século consolida legado e norteia futuro da Fruki
Negócio foi fortalecido com atuação de Nelson Eggers (centro) que passou a sucessão para os filhos: a CEO Aline e o diretor administrativo e de marketing, Júlio. (FOTOS: ACERVO FRUKI)
Lajeado

Da pequena fábrica de bebidas no bairro Bela Vista, em Arroio do Meio, surge um legado familiar que completa, nesta segunda-feira, 29, um século de história. Consolidada, hoje, como a marca Fruki Bebidas, a empresa de Lajeado é uma das maiores distribuidoras do país e, entre projeções inovadoras e novos produtos a serem lançados, ainda carrega as origens da família.

A indústria entrou em funcionamento em 1924, com a fábrica de Bebidas Kirst & Cia. Na época, o então proprietário, Emílio Kirst, não imaginava a proporção que aquela pequena cervejaria, que produzia apenas 200 garrafas por dia, tomaria. Cem anos depois, o parque industrial da empresa possui capacidade produtiva de 620 milhões de litros por ano, com um amplo portfólio de bebidas.

Emílio Kirst era avô de Nelson Eggers, 86, que continua no conselho da empresa mesmo depois de 60 anos. Ainda criança, ele convivia com o dia a dia da fábrica, na época, uma operação modesta e pouco organizada, e viu quando, além de cervejas, a empresa passou a produzir xaropes para refrescos, aguardente e vinagre.

A Fruki veio a Lajeado no fim dos anos 1960, quando Eggers já atuava no negócio da família. “Eu tinha um amigo que trabalhava no Daer, como engenheiro. Ele era de Estrela e me mostrou onde passaria o traçado da futura BR-386”, conta.

O casal Emílio e Olinda com os filhos por volta de 1928. A partir da esquerda estão Hilga, Elma (mãe de Nelson Eggers), Walter, Albano, Bruno e Anita. Ao centro, a caçula Melita

Na época, a família queria expandir a empresa e melhorar os processos de produção. Naquele tempo, os produtos ainda eram enviados de barco até Porto Alegre. “Decidimos comprar o terreno onde a Fruki está hoje, eram vários lotes pequenos de colonos. Mas eu enxergava que, em 50 anos, essa seria uma grande rodovia”, recorda Eggers.

A fábrica foi inaugurada em 1971. A partir de então, a empresa mudou a razão social e foi registrada como Fruki, se consolidando na fabricação de refrigerantes. “A gente era referência no engarrafamento de cachaça, mas não queríamos continuar com isso”, lembra Eggers. A nomenclatura foi escolhida para representar sua matéria-prima – frutas, e honrar sua origem – Kirst.

Sucessão familiar

Em um século, muita coisa mudou, mas a empresa nunca saiu das mãos da família de Eggers, Além disso, é uma das poucas instituições centenárias com sucessão familiar. Seu Nelson, que esteve na segunda geração de administradores da Fruki, passou a direção da empresa para a filha Aline Eggers Bagatini, que se tornou CEO há cinco anos. Como diretor administrativo e de marketing, está outro filho, Júlio Eggers.

Apesar da recente troca de diretoria, o processo de sucessão familiar começou a ser desenhado duas décadas antes. Para Aline, esta é uma conversa que precisa ser debatida na família empresária com frequência. A CEO destaca que ter executivos de confiança ao lado da diretoria facilita a consolidação do processo e um dos principais desafios é manter a essência da instituição.

Aline destaca uma das conquistas da Fruki ao longo do último século: crescer de forma sustentável. “Temos batido recordes ano após ano em faturamento. Conseguimos ampliar o número de fábricas. Temos como principal ativo o nosso time de profissionais qualificados e engajados no negócio, que, hoje, são mais de mil diretamente”, reforça a CEO.

Inovação constante

Próximo na linha sucessória da empresa, Júlio Eggers destaca os avanços que a Fruki vivencia no centenário. Segundo ele, a empresa vive hoje a época de maior sucesso, tanto do ponto de vista de gestão, quanto produto, resultado financeiro e perspectivas de futuro.

Para garantir a continuidade, o diretor ressalta a necessidade de inovar.

“Celebramos um século de sucesso e inovação, e olhamos para o futuro com grande otimismo. A inauguração da nossa fábrica em Paverama é um marco significativo nessa jornada, simbolizando nosso compromisso contínuo com o crescimento sustentável”, ressalta.

Eggers diz que a empresa está entusiasmada com as possibilidades que se abrem com a nova planta industrial, que permite introduzir na linha de produção, novos produtos de alta qualidade, além de expandir e fortalecer a presença da Fruki no mercado.

Para 2024, já estão previstos mais dois lançamentos de Elev Energy Drink e também chegará aos pontos de venda a nova identidade visual da Água da Pedra, agora na linha PET.

“Temos produtos para diversos momentos do dia e para todas as ocasiões de consumo. Estamos sempre atentos às demandas do mercado e dos consumidores”, reforça Eggers.

Mais próximo dos empresários

Com nove centros de distribuição e duas fábricas no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, empresa tem capacidade produtiva de mais de 620 milhões de litros por ano

A empresa ainda significa segurança para empresários, inclusive, de outros ramos. Presidente do STR Lajeado, Lauro Baum diz que a associação e filiais são parceiros de longa data da Fruki, desde a fundação do primeiro supermercado da rede.

“Toda essa história, que construímos juntos, representa uma relação de confiança e habilidade na gestão dos negócios”, ressalta. Baum destaca a qualidade, variedade e volume de produtos negociados com a empresa. A proximidade das lojas com a indústria, atendimento e flexibilidade na negociação também são destacados pelo gerente.

“Empresas como a Fruki são um orgulho para o Vale do Taquari e para o Estado e significam tanto desenvolvimento, quanto geração de empregos para nossa sociedade”, afirma Baum.

Ele garante que, além de parceiros de negócios, o STR construiu uma relação de amizade com a diretoria da Fruki. Desta forma, muitos colaboradores da empresa são clientes do supermercado, assim como colaboradores do STR consomem as bebidas da marca Fruki, Água da Pedra, Bela Vista e Elev.

No DNA do Vale

“Para o Vale Taquari, a chegada dos 100 anos de existência da Fruki significa um importante marco do empreendedorismo regional”, destaca o atual presidente da Câmara da Indústria e Comércio da região (CIC-VT), Angelo Fontana.

Ele destaca a diversidade de atividades industriais do Vale, o que demonstra a pujança e solidez das empresas regionais, que se complementam e, juntas, fortalecem a economia e geração de emprego e renda.

“A Fruki é um exemplo positivo, pois além da grande solidez em que chega aos 100 anos, está investindo, conquistando e mantendo, no dia a dia, a liderança nas vendas no mercado gaúcho e de Santa Catarina”. Para Fontana, a empresa faz parte do DNA do Vale do Taquari.

Trajetória

 

Acompanhe
nossas
redes sociais