Nova diretoria para a Oclaje em 2004

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

Nova diretoria para a Oclaje em 2004

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Há 20 anos…

A Orquestra de Concertos de Lajeado (Oclaje) definia sua nova diretoria para o ano de 2004, com Luis Fernando Dexheimer como presidente. O grupo já tinha quatro apresentações programadas para o ano: no Lajeado Doce Cidade, no Concerto Comunitário, um show em Arroio do Meio e os tradicionais concertos de Natal no fim do ano.

Conforme o maestro da época, Irineu Krüger, o repertório da Oclaje contemplava cerca de 20 músicas, que alteravam no máximo três vezes ao ano. O grupo foi formado em 1986, sob o nome de “Orquestra de Concertos do Centro Cultural 25 de Julho Vale do Taquari”.

Da esquerda para a direita, Maria Augusta, Antônio Trieweiler, Antônio Fleckseder, Luis, Paulo, Rosane e Joaquim. (Foto: Arquivo Municipal de Lajeado/O informativo)

O professor aposentado Lothar Rückert, de 65 anos, participava da Oclaje desde sua fundação. Todas as semanas, ele e a esposa Hedi, 62, saíam da localidade de Costão, em Estrela, para os ensaios. Rückert tocava o violino, o mesmo instrumento desde que era menino. “Fazer parte de uma orquestra é ver a vida de outro modo”, explicava.

A diretoria de 2004

  • Presidente – Luis Fernando Dexheimer
  • Vice-presidente – Paulo Roberto Bagatini
  • Primeiro secretário – Joaquim Reckziegel
  • Segunda secretária – Rosane Lanius Borger
  • Primeira tesoureira – Maria Augusta Eckert
  • Segundo tesoureiro – Antônio João Fluckseder
  • Terceiro tesoureiro – Antônio Carlos Trieweiler
  • Maestro e diretor artístico – Irineu Krüger

No Natal, o grupo tinha se apresentado no antigo Unishopping

Há 50 anos…
Mais cursos na antiga Fates

Há 50 anos, o Campus Universitário de Lajeado (hoje Univates) anunciava três novos cursos para o ano de 1974: estudos sociais, ciências e pedagogia, todos com licenciatura.

Os cursos eram voltados a professores do magistério e funcionavam em regime de férias. As aulas iam até o fim de fevereiro e retornavam em julho, durante o recesso escolar de inverno.

Isso permitia que os professores dessem aula durante o período letivo e fizessem a graduação nas férias. Participavam mais de 60 alunos.

Os alunos em frente ao primeiro prédio da Univates, durante a aula inaugural dos novos cursos.(Foto: Arquivo Municipal de Lajeado/O Informativo)

Enquanto isso (2004)…

Descobertas na arqueologia – Pesquisadores encontravam peças raras no município de Itapevi, em São Paulo. No lugar desse sítio arqueológico, em breve, seria construída uma fábrica de remédios. Os fragmentos encontrados eram restos de ferramentas, fogueiras, cerâmicas indígenas e até de bandeirantes. O contato dessas diferentes culturas resultou em materiais com elementos únicos, que contavam sobre a história dos primeiros anos do Brasil.

Enquanto isso (2004)…

Reflexos da Crise do Petróleo – A escassez de gasolina, provocada pelo boicote árabe ao fornecimento de petróleo, tinha consequências no Brasil. Nas rodovias federais, estava proibido andar acima dos 75 km/h, para diminuir o consumo de combustível. Na época, o Governo cogitou diminuir o limite para 50 km/h.

Hoje é

  • Dia Nacional do Empresário Contábil

Santo do dia:
São Bernardo de Corleone

Acompanhe
nossas
redes sociais