Mais de três mil árvores foram plantadas em seis anos, em Lajeado

ARBORIZAÇÃO

Mais de três mil árvores foram plantadas em seis anos, em Lajeado

Programa Lajeado Mais Verde criado em 2017 para atender demandas da comunidade

Por

Atualizado sexta-feira,
12 de Janeiro de 2024 às 15:46

Mais de três mil árvores foram plantadas em seis anos, em Lajeado
André Bruxel, biólogo e técnico da Sema (Foto: Mateus Rois)
Lajeado

Em 2017 após queixas da população quanto a necessidade do município em observar a arborização urbana, foi criada uma comissão interna para tratar desse assunto e, a partir disso, diretrizes elaboradas para que pudessem ser feitos plantios de novas árvores na cidade, ao mesmo tempo que a administração pública fizesse a manutenção da arborização já existente na época.

Os trabalhos foram iniciados em setembro de 2017 na Av. Benjamim Constant e de lá pra cá, foram plantadas mais de 3 mil mudas de árvores, em diferentes pontos da cidade, muitas delas já estão na fase adulta. Somente no ano passado, foram 429 unidades.

Conforme o biólogo e técnico da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Sema), André Bruxel, plantios que são feitos através do projeto são demandados pela população e pela secretaria.

“A solicitação pode ser feita para a Sema e , em seguida, a demanda é encaminhada para a comissão de arborização e é elaborado um cronograma para execução do plantio. Alguns critérios técnicos são avaliados na hora da elaboração do cronograma como, por exemplo, a espécie a ser utilizada. Algumas não podem ser plantadas em locais de fiação elétrica. É observado também a relação dessa árvore com o entorno, largura da calçada, dentre outras situações”, explica Bruxel.

Ele esclarece que qualquer cidadão pode efetuar o plantio em frente à sua residência, mas a população é orientada a procurar equipes especializadas para um resultado mais correto. “Quando o plantio é feito em área pública, a responsabilidade da manutenção é por conta do município”.

Cortes e podas

Esses serviços devem ser solicitados para a prefeitura. Em situação que envolvem a rede elétrica devem ser solicitadas para a concessionária. “Podas devem ser realizadas entre os meses de maio e agosto e nunca podar mais de 50% da copa”.

Bruxel reforça que nunca é removida uma árvore sem colocar outra no mesmo local. Porém, em casos de não haver possibilidades de plantio no mesmo local, é optado por outro. “O tamanho mínimo para arborização urbana é de 1,5 metros”.

Mudas

O Jardim Botânico produz em média 25 mil mudas por ano das mais diferentes espécies, entretanto, a demanda é grande tanto de Lajeado como de pessoas de outras localidades.

Para 2024

“A nossa intenção é sempre atingir a meta”. O plantio segue um período adequado, antes do inverno, por volta do mês de abril. As pessoas interessadas já podem fazer seus pedidos para este ano junto à Sema.

Acompanhe a entrevista na íntegra

 

Acompanhe
nossas
redes sociais