Dois monumentos históricos da Praça Marechal Floriano Peixoto (Praça da Matriz), localizada na rua Borges de Medeiros, no centro de Lajeado, passam por processo de restauro. As estruturas são o marco do Centenário da Independência do Brasil e o Centenário da Revolução Farroupilha.
O responsável pelo restauro é o escultor Marcos Datsch, morador do bairro Conventos. O artista possui conhecimento e experiência no desenvolvimento de trabalhos desta natureza com obras em outros municípios, como Estrela, Brochier, Fazenda Vilanova, Nova Bréscia, Encantado, Marques de Souza, Balneário Pinhal, entre os anos de 1989 a 2023. Ele também é o responsável pela criação e construção do Monumento ao Imigrante, que ficava na entrada do município e também está em restauração.
O objetivo é garantir a preservação do patrimônio histórico e cultural do município e o acesso dos cidadãos às origens. ” Este processo de restauração dos monumentos históricos preserva nossa história, enriquece nossa cidade e fortalece a identidade de Lajeado”, ressalta a secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Talita Fracalossi.
Monumentos que recebem o serviço
- Monumento do Centenário da Independência do Brasil, localizado na Praça Marechal Floriano Peixoto (Praça da Matriz), no bairro Centro: é feito a impermeabilização, lixação, regravação de placas em mármore, lixação da base de pedra grês e preenchimento de pó de pedra nos sulcos mais profundos.
- Monumento do Centenário da Revolução Farroupilha, localizado na Praça Marechal Floriano Peixoto (Praça da Matriz), no bairro Centro: é feito a impermeabilização, lixação e confecção de placa em mármore de acordo com a placa original, que foi furtada.
- Monumento ao Imigrante, que ficava na entrada da cidade, na Avenida Senador Alberto Pasqualini, no bairro Americano, foi retirado para ser restaurado no ateliê do escultor Marcos Datsch. Após o restauro, o monumento deverá ser realocado no Parque do Imigrante.