28 anos de Marques de Souza

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

28 anos de Marques de Souza

Por

Há 20 anos…

Registros apontam que os primeiros colonos alemães chegaram ao município entre os anos de 1870 e 1880. Em sua maioria, vieram da região de Nova Petrópolis e do Vale do Sinos. No começo, Marques de Souza foi chamada de Neu Berlin da Forqueta (a Nova Berlim às margens do Rio Forqueta).

Naquele tempo, Marques pertencia ao território de Lajeado. Foi no ano de 1916 que o então interventor (prefeito) de Lajeado, João Batista de Melo, assinou o decreto de criação do 5º distrito, que recebeu o nome de Marques de Souza.

A homenagem faz referência ao Conde de Porto Alegre, nascido em Rio Grande, em 1804. Ele foi militar, político e monarquista, defensor da abolição da escravatura, além de tenente-general do Exército.
A emancipação política de Marques de Souza só chegou quase 80 anos depois da criação do distrito. Foi em 28 de dezembro de 1995 que o decreto foi assinado e Marques se tornou município, com os distritos de Tamanduá e Bela Vista do Fão. A instalação oficial se deu em 1997.

A Igreja Nossa Senhora de Lourdes, na comunidade de Bela Vista do Fão, em 1950. (Foto: Reprodução)

Um dos maiores legados históricos da cidade se mantém até hoje: o Grupo de Canto Coral Apollo que, em 2023, completou 137 anos. O grupo foi fundado em agosto de 1886 por imigrantes alemães, somente com participantes do gênero masculino. Os estatutos de fundação eram todos escritos em alemão gótico. Até hoje, o grupo existe e mantém a tradição do canto coral em Marques de Souza.

40 mil no Natal Açoriano

A tradicional programação de Taquari reunia mais de 40 mil pessoas na Lagoa Armênia. O grupo Raízes Latianas do Sul abriu a programação com danças. Depois, os atores do presépio-vivo chegaram em barcos para interpretar a encenação. O primeiro show da noite foi do tradicionalista Vilson Paim.

A grande atração, que chamou milhares para Taquari, foi o show da banda Nenhum de Nós. Na época, o prefeito municipal, Cláudio Laurindo dos Reis Martins, considerava que a grande presença do público tornou aquela edição do Natal Açoriano a segunda maior festa do Estado.

Há 50 anos
Festas de fim de ano

O Jornal de Lajeado trazia fotografias de algumas das principais empresas da cidade, que realizavam comemorações para o fim do ano de 1973.

A Souza Cruz, que tinha filial em Lajeado, no local onde hoje funciona o Desco, também organizava uma festa, realizada no Clube Sete de Setembro. (fotos Arquivo Municipal/Jornal de Lajeado)

A antiga Lacesa, de laticínios, reunia os funcionários numa festa

Hoje é

  • Dia Nacional do Cooperativismo de Crédito
  • Dia do Salva-vidas
  • Dia do Petroquímico
  • Dia da Marinha Mercante

Santo do dia: Santos Inocentes

Acompanhe
nossas
redes sociais