1ª edição do Natal nas Águas

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

1ª edição do Natal nas Águas

Por

Há 20 anos…

Cerca de sete mil pessoas participaram do evento, realizado pela primeira vez há 20 anos na Barragem Eclusa, em Bom Retiro do Sul. Naquele ano, houve show da dupla Fera e Tiguaçu e da Orquestra Municipal de Teutônia. O principal momento foi a chegada do Papai Noel, que veio de barco.

À noite, show de fogos de artifício iluminou a barragem. Na época, o então prefeito Pedro Aelton Wermann falava que o evento, provavelmente, se tornaria um marco para o desenvolvimento turístico e cultural de Bom Retiro.

Arquivo Municipal de Lajeado/O Informativo

Crescimento da procura por Emefs

Um levantamento realizado pela Secretaria de Educação de Lajeado mostrava que 48% dos alunos do Ensino Fundamental eram atendidos por escolas da rede municipal. Na comparação com 1996, houve um aumento de 9% no número de alunos matriculados em Emefs.

Entre 1996 e 2003, as escolas de Ensino Fundamental organizadas pelo município foram as únicas que registraram aumento de alunos nesse período, as redes estaduais e particulares tiveram diminuição de 6% e 3% respectivamente.

Enquanto isso…

Terremoto no Irã – Mais de 20 mil pessoas morriam em decorrência de um terremoto de 6,3 pontos na escala Richter no Irã. O sismo destruiu pelo menos 70% das edificações da cidade de Bam. O governo estimava mais de 50 mil feridos, 90% deles em situação grave. O terremoto de 2003 foi um dos maiores já registrados na história do Irã.

Há 50 anos…
Os primeiros orelhões da CRT

Por meio de uma campanha da Câmara Júnior de Lajeado, eram inaugurados os primeiros orelhões (telefones públicos) da Companhia Riograndense de Telecomunicações (CRT) na cidade. Um dos telefones ficava em frente à antiga Loja Pinto Müller, na Praça da Matriz, e o outro na frente da Galeria da Acvat, um conjunto de lojas que existe ainda hoje, na rua Júlio de Castilhos.

Participaram do momento o prefeito Alípio Hüffner e representantes da CRT, como Joedsen Ruas e Sérvulo Zardim. (Foto: Arquivo Municipal/Jornal de Lajeado)

Enquanto isso…

Morria o principal político da Turquia – Mustafa Ismet Inönü morria aos 89 anos, vítima de ataque cardíaco. Ele foi o segundo presidente da Turquia após a proclamação da república. Ele governava o país desde 1938, nos cargos de primeiro-ministro e presidente em diversas ocasiões durante o período.

Hoje é

  • Dia Internacional de Preparação Epidemiológica

Santo do dia: São João Evangelista

Acompanhe
nossas
redes sociais