O fim, o início e o meio

Opinião

Caroline Lima Silva

Caroline Lima Silva

Assuntos e temas do cotidiano

O fim, o início e o meio

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Estamos há vinte dias do final do ano, um tempo naturalmente pautado por ansiedade e expectativas, conquanto reflexões façam parte também desse universo. Um tempo de fechar algumas Gestalts como o próprio ano.

Gestalt é o termo e a unidade básica de consciência e psique na psicologia gestaltista que se originou no início do século XX.  Fechar a Gestalt significa não deixar algo inacabado ou aberto, mas com completude no sentido de dar um significado para determinada situação. E como precisamos de significado para poder seguir adiante! É o que chamamos de processo ou meio entre o início e o fim de algo.

Processar ou elaborar assuntos que fazem parte do domínio do pensamento é preciso para dar vazão para novas conexões avançarem na mente. Do contrário, ficamos presos, inconscientemente, a determinados padrões mentais sem nos darmos conta e sem conseguirmos evoluir também. Assim, sempre teremos o arremate de algo que estamos há horas pleiteando numa empreitada. No meio. No intermédio. No expediente.

A vida, no seu sentido mais profundo, nos coloca diante da morte que é o fim por excelência, do ponto de vista do corpo e da materialidade da existência. O que acontece depois é algo de acordo com o que cada um acredita e reverencia, de acordo com seus próprios princípios. Embora esse epílogo esteja inscrito em nossa consciência desde que nascemos, mesmo que não despertemos para ele durante nosso percurso, podemos sentir que todas as outras coisas e seres da natureza trazem esse mesmo desfecho. É o fim, mas o início de um novo ciclo. Se observarmos a natureza, veremos ciclos que se formam em determinada época, formando as quatro estações e afetando diretamente a vida humana.

Talvez por isso na música o Fim e o Início venham antes do que o meio, porque são diametralmente o mesmo princípio. O Início, o Fim e o Meio.

Portanto, em período de final de ano e em qualquer momento de fechamento de ciclo estaremos nos preparando para uma nova etapa de vida, saindo do platô para um salto quântico. Importante sabermos lidar com os variados momentos da existência, a fim de continuarmos a nossa evolução o mais natural e equilibrada possível, com Início, Fim e Meio.

Acompanhe
nossas
redes sociais