Prêmio aos guardiões

Opinião

Luciane E. Ferreira

Luciane E. Ferreira

Jornalista

Prêmio aos guardiões

Por

As boas iniciativas merecem ser divulgadas e reconhecidas. O projeto Guardiões Ambientais Mirins, realizado pela coordenação do Jardim Botânico de Lajeado é um exemplo. Por meio de atividades práticas e teóricas, os estudantes aprendem sobre mudanças climáticas, biodiversidade, compostagem, energias renováveis, fauna, preservação de florestas, agroecologia, entre outros assuntos. Os temas trabalhados durante o projeto fazem parte dos 17 objetivos para o desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).

Reconhecimento

O projeto Guardiões Ambientais Mirins ficou em primeiro lugar no prêmio nacional “Helena Quadros”,concedido pela Rede Brasileira de Jardins Botânicos (RBJB). O destaque visa reconhecer e incentivar pessoas físicas e jurídicas vinculadas aos Jardins Botânicos associados a desenvolver e divulgar suas atividades de educação ambiental em prol da conservação da flora nativa brasileira e suas interações com a sociedade.

Para os animais

Está agendada para o próximo sábado, 18, a 2ª Ação de Atendimento aos Animais. A iniciativa é do Departamento de Meio Ambiente de Estrela, por meio da Sala Verde. A equipe estará no bairro Imigrantes, na sede da Associação de Moradores, das 9h às 12h. Serão disponibilizadas a aplicação de medicamentos contra pulgas, carrapatos e vermes e a colocação de microchip em cães e gatos.

Margens dos rios

A Univates e o Departamento de Meio Ambiente de Encantado promovem o seminário “Proteção e técnicas de recuperação de florestas ribeirinhas”. A atividade ocorre no dia 21 de novembro, das 9h às 16h30, no auditório do Centro Administrativo de Encantado.

Temas

O seminário abordará os seguintes temas: Técnicas para a estabilização de taludes em margens de rios, com Cleberton Bianchini; Espécies de florestas ribeirinhas e produção de mudas, com Elisete Maria de Freitas e Augusto Chemin; Práticas e cuidados necessários para restauração de florestas ribeirinhas, com Cleberton, Elisete e Augusto; e saída de campo para uma área de mata ciliar.

Qualidade da água

O tema qualidade da água será apresentado no 14º Seminário Ambiental, na quinta-feira. Julia Grasiela Spellmeier, do Laboratório Unianálises, e Gabriela Roehrs, da Secretaria de Meio Ambiente de Lajeado, vão abordar o tema baseadas nos dados de análises em 26 pontos de dois rios e 13 arroios da região encomendadas pelo Grupo A Hora. O seminário ocorre das 7h30 às 12h, no auditório 7 da Univates.

Ruim e péssimo

O monitoramento da qualidade de água dos mananciais da região faz parte do projeto Viver Viver Cidades. A inciativa do A Hora começou em 2022, com levantamento semestral dados. Nas três primeiras etapas, houve pouca variação nos indicadores, permanecendo nas duas piores faixas: ruim e péssimo. A expectativa, afora é para quarta rodada de análise, que será divulgada em dezembro.

Acompanhe
nossas
redes sociais