Lixo zero

Opinião

Luciane E. Ferreira

Luciane E. Ferreira

Jornalista

Lixo zero

Por

Estrela promove a 1ª Semana do Lixo Zero de 21 a 27 de outubro. A programação é organizada pela Sala Verde Manoel Ribeiro Pontes Filho, um dos braços da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade. Vale destacar que a Semana está prevista em lei – o que ratifica a importância do tema. Antes da legislação, a partir de 2020, a ONG Lixo Zero Vale do Taquari já realizava ações e acompanhava o movimento nacional.

Ações

A programação prevê chipagem de cães de gatos, doação de mudas nativas, plogging para recolhimento de lixo e conscientização ambiental, roda de conversa, entre outras ações. A programação completa pode ser acessada no site estrela.atende.net

Clima

Tema importante será abordado no dia 24, próxima terça-feira, às 19h, na mesa redonda Mudanças Climáticas, como mitigar os seus efeitos?

A atividade ocorre no Auditório do Ceiteq. A participação é gratuita, e as inscrições podem ser feitas pela plataforma Sympla.

Conceito

Lixo Zero é uma meta ética, econômica, eficiente e visionária para guiar as pessoas a mudar seus modos de vida e práticas diárias. Desta forma, incentiva os ciclos naturais sustentáveis, onde todos os materiais são projetados para permitir sua recuperação e uso pós-consumo.

Na prática

Use sacola de pano em vez de plástico, opte por produtos com menos embalagens possíveis, reaproveite materiais. Observe e reduza a produção de resíduos.

Rede Brasileira de Jardins Botânicos

A bióloga e coordenadora do Jardim Botânico de Lajeado (JBL), Edith Ester Zago de Melo, assumiu a vice-coordenadoria da Regional Sul da Rede Brasileira de Jardins Botânicos. O ato ocorreu durante a I Jornada dos Jardins Botânicos da Região Sul e o II Encontro de Botânicos do Sul.

Edith conta que o JBL se destacou em diversos aspectos, durante a troca de informações na jornada e no encontro.

Saneamento I

O governo do RS lançou edital que prevê R$ 4,6 milhões para construção de módulos sanitários (banheiros), cada um no valor de R$ 15 mil, dentro do programa Nenhuma Casa Sem Banheiro. O montante ainda deve ser complementado pelos municípios com contrapartida mínima de 30% do total repassado pelo Estado.

Saneamento II

Em 2020, Univates, Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS) e a Sociedade de Engenheiros e Arquitetos do Vale do Taquari (Seavat) desenvolveram o projeto Nenhuma Casa Sem Banheiro. O objetivo foi viabilizar a promoção de melhorias sanitárias domiciliares por meio de projetos executados por arquitetos e urbanistas. À época, nove famílias de baixa renda foram beneficiadas em Lajeado.

Eletrônicos

A administração de Venâncio Aires promove, desde abril, ações mensais de recolhimento de lixo eletroeletrônico e vidro. Até setembro, foram coletadas de 9,36 toneladas de resíduos. Os materiais arrecadados em maioria são televisores de tubo e vidros quebrados.

Acompanhe
nossas
redes sociais