Entidades tradicionalistas  se classificam para a final do Enart

ENCANTADO

Entidades tradicionalistas se classificam para a final do Enart

GAN Anita Garibaldi e CTG Giuseppe Garibaldi irão até Santa Cruz do Sul em novembro para disputar com competidores de todo Estado

Por

Entidades tradicionalistas  se classificam para a final do Enart
Integrantes da Invernada Adulta do GAN Anita Garibaldi comemoram após se classificarem para a final do Enart. (foto: Divulgação)
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Duas entidades tradicionalistas da Terra do Cristo Protetor se classificaram na terceira etapa inter-regional do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart), que ocorreu em Sarandi no domingo, 8. Tanto a Invernada Adulta do Grupo de Artes Nativas Anita Garibaldi quanto a do CTG Giuseppe Garibaldi irão disputar na categoria de Danças Tradicionais Força A, durante os dias 24, 25 e 26 de novembro no Parque da Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul.

Destaques individuais também surgiram da etapa inter-regional. O CTG se classificou na Chula com Henrique Pittol, Ramon Mazzarino na Declamação Masculina e Taís Eloi Weber, classificada em primeiro lugar na Declamação Feminina. O GAN também se apresentará na modalidade Dança Gaúcha de Salão com Luis Fernando Bruxel e Mônica Wermeier, classificados em primeiro lugar em Sarandi.

Conforme a patroa do CTG, Adriane Zanotelli Fassini, os integrantes da Invernada Adulta se preparam desde 2022 com muitos ensaios focados no Enart. “Foram momentos de superação, os últimos dias foram de muito trabalho, esforço físico e mental, pois precisávamos continuar e dar suporte para nossos dançarinos que foram afetados pelo ciclone que atingiu a região”, comenta. Adriane conta que a expectativa é forte, assim como será preciso muito trabalho até a apresentação.

“O grupo está ciente de que estar em Santa Cruz é muito especial. O cronograma de ensaios já está pronto, serão dias de muita dedicação e disciplina dos dançarinos, tudo para seguir com o sonho e representar nossa entidade e Encantado no maior encontro de Arte Amadora da América Latina”, enfatiza a patroa.

Da mesma forma, um dos instrutores de dança do GAN, Daniel Dal Molin, aponta que a preparação do grupo vem desde a apresentação da coreografia com o tema Carnaval de Veneza no Enart do ano passado. “Na final em novembro vamos apresentar outro tema, cujo treinamento já perdura há alguns meses. No início de 2023 já estávamos em constante preparação devido a um festival internacional na Polônia e Sérvia. A dedicação de todos não para”, salienta.

“Estamos em uma crescente muito boa e esperamos que daqui em diante possamos representar cada vez mais o Anita Garibaldi, Encantado e a 24ª Região Tradicionalista perante esses concursos de danças tradicionais”, complementa Dal Molin.

Acompanhe
nossas
redes sociais