Prevenção

Opinião

Luciane E. Ferreira

Luciane E. Ferreira

Jornalista

Prevenção

Por

Atualizado terça-feira,
10 de Outubro de 2023 às 07:46

Na quinta-feira, 12, é celebrado o Dia Mundial para Prevenção de Desastres Naturais. Depois da enchente que assolou o Vale do Taquari, no início de setembro, e os alagamentos do último fim de semana, prevenir deve ser pauta todos os dias do ano. Talvez os impactos da enchente na região pudessem ser minimizados se tivéssemos plano de prevenção mais adequando, se as pessoas soubessem que, desta vez, não dava para esperar a água subir para sair de suas casas… Talvez, talvez…

Spoiler

A próxima edição do suplemento Viver Cidades, do Grupo A Hora, trará uma reportagem sobre prevenção a desastres. A publicação será dia 26 de outubro.

Conceito ESG

Os cases das empresas Mercur e Excelsior Alimentos foram apresentados na 13ª edição da Jornada Técnica Ambiental, na última quarta-feira, na Univates. O conceito de ESG – environmental, social e governança – em tradução livre significa ambiental, social e governança. As duas empresas de Santa Cruz do Sul têm uma caminhada que envolve vontade, quebra de paradigmas, ação e, principalmente, envolvimento das equipes de trabalho. Não se trata apenas de separar lixo ou economizar água, é mudar a fórmula de produtos, escolher novos fornecedores e ter um olhar para comunidade, e não apenas a local.

Casinhas

A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) e Secretaria do Meio Ambiente do RS entregaram 24 casinhas para cães ao canil municipal de Estrela e às famílias que estão abrigadas no ginásio Ito Snel. As casas foram produzidas por mão de obra prisional.

A ONG Os Salvadores, de Taquari, promove, nesta sexta-feira, 13, a venda de pasteis. A intenção é arrecadar fundos para manutenção das ações voltadas aos animais. A retirada começa às 17h, na Rua Vereador Praia, 814, centro. Os pasteis serão vendidos a R$ 5,00 a unidade. Encomendas pelo (51) 9996-7029.

Hidrogênio verde I

O primeiro centro de pesquisas em hidrogênio verde do Brasil foi inaugurado há menos de um mês em Itajubá, Minas Gerais. O local estudará formas de avançar o uso do produto, uma das alternativas para reduzir a poluição gerada pela queima de combustíveis fósseis.

Hidrogênio verde II

O centro de pesquisa fica na Universidade Federal de Itajubá, e foi criado com um investimento de R$ 25 milhões, feito pelo governo da Alemanha. Nada contra usar recursos estrangeiros, ainda mais quando se trata de estudos e práticas na área na área ambiental. Por outro lado, busca de verba em outros países talvez mostre a importância que o estado brasileiro dá à pesquisa e à inovação.

Às vezes é preciso

Sempre causa alguma repercussão quando uma árvore é cortada, especialmente no centro da cidade. Entretanto, às vezes é necessário. Foi o que ocorreu com a tipuana de 11,7 metros, na rua Santos Filho, em frente ao Sicredi. A necessidade da supressão surgiu depois de uma obra para consertar tubulação de água. Na execução do serviço, as raiz ficou bastante comprometida, e análise técnica apontou para necessidade de corte. Administração municipal avalia como se dará a reposição de árvores no trecho.

Acompanhe
nossas
redes sociais