Comércio projeta vendas 10% maiores no Dia dos Pais

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Comércio projeta vendas 10% maiores no Dia dos Pais

Lojistas apostam em bons resultados em uma das datas mais importantes do ano. Em nível nacional, expectativa do setor é de movimentar R$ 7,6 bilhões em presentes

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Comércio projeta vendas 10% maiores no Dia dos Pais
Vestuário lidera a procura de clientes por presentes no Dia dos Pais (Foto: Mateus Souza)
Estado
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Uma alta de até 10% em relação ao mesmo período de 2022. Esta é a projeção para as vendas de Dia dos Pais no comércio gaúcho. Os dados, da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL/RS), refletem o otimismo de proprietários de estabelecimentos na região com a proximidade da data.

A movimentação nas lojas na busca por presentes já iniciou e deve se intensificar entre sexta-feira e sábado, períodos com maior circulação de pessoas nas ruas. Itens como roupas, calçados e perfumes lideram a preferência dos consumidores para a data, conforme o estudo da entidade.

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Lajeado, Aquiles José Mallmann observa com otimismo a procura de clientes nas lojas da cidade. “Tivemos uma resposta muito boa ano passado, após o período da pandemia, e esperamos repetir este ano, com uma expectativa de 7% a 8% de aumento em relação a 2022”, frisa.

Além dos segmentos já tradicionais, Mallmann comenta que o Dia dos Pais tem uma peculiaridade em relação a outras datas, que é a maior variedade de possibilidades de presentes. Por isso, a data ganha importância cada vez maior no calendário do comércio.

“Hoje, o Dia dos Pais já é uma das datas mais significativas para o comércio. No ano passado, aqui em Lajeado, tirando o Natal, ficou parelho com o Dia das Mães. Tem promoções boas, condições especiais de pagamento. São diversos atrativos para as pessoas. Por isso, temos expectativas bem positivas”, observa.

Em nível nacional, as projeções são mais modestas. A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estima um crescimento de 2,2% nas vendas na comparação com o ano passado, o que deve representar R$ 7,6 bilhões em compras, ainda abaixo dos R$ 8,54 bilhões de faturamento registrados em 2013, recorde da série histórica.

Futebol em alta

Paixão de muitos pais, o futebol frequentemente aparece na lista dos principais presentes para a data. As camisas de equipes profissionais fazem sucesso em uma loja especializada, localizada na rua Júlio de Castilhos. O proprietário, Décio Flack, acredita em boas vendas, o que já havia acontecido ano passado.

“Registramos uma queda por conta da ausência de inverno, mas com certeza vamos ter a mesma força nas vendas do que em 2022. E as camisas de clubes estão em alta”, cita, destacando os uniformes do Lajeadense – que vive bom momento na Divisão de Acesso –, do Grêmio e do Internacional.

Além disso, outros esportes também rendem bons presentes, segundo Flack. “Tênis é sempre um produto muito bem vendido. E para os pais padelistas ou tenistas, temos as raquetes, que tem um valor um pouco mais elevado, mas também é um presente bem procurado”, comenta.

O ano inteiro

Em outra loja de vestuário no Centro, foi preciso se reinventar para aumentar as vendas no Dia dos Pais. A gerente Fernanda Didio comenta que, se em 2022 a procura foi grande por roupas de inverno, neste ano o cenário é diferente.

“Nós já estamos com toda a moda verão exposta na loja, porque não sabemos se vai fazer calor ou frio, né? Mas temos uma boa expectativa de crescer até 10% nessa data. Realmente nos reinventamos, trazendo produtos diversos para agregar bastante”, destaca.

O diferencial, neste caso, é que o estabelecimento trabalha com as modas inverno e verão o ano inteiro. “Então não tivemos um desafio tão grande neste sentido”, afirma Fernanda.

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