Parceria empresa-escola impulsiona ciclo da reciclagem

VIVER CIDADES

Parceria empresa-escola impulsiona ciclo da reciclagem

Além de evitar o descarte de plásticos em aterros sanitários, projeto reverte recursos para equipar instituições de ensino.

Por

Parceria empresa-escola impulsiona ciclo da reciclagem
Mãe de aluno da escola Dona Rita, em Arroio do Meio, enviou materiais recicláveis por táxi (Foto: Luciane Ferreira)

Na tarde ensolarada de uma quinta-feira, a diretora da escola Dona Rita, Fabiane Rodrigues da Silva Frölich, aguardava a chegada de um táxi. “Eu disse que não precisava mandar hoje, poderia ser outro dia, quando ela viesse aqui na escola.” Fabiane referia-se à mãe de um aluno que pediu para entregar cinco sacos de 100 litros cheios de recipientes plásticos para reciclagem. O volume lotou o porta-malas e o banco traseiro do veículo, que foi até a localidade de Dona Rita, em Arroio do Meio, onde fica a escola municipal de ensino fundamental.

O material reciclável seria logo agregado ao que estava no contêiner do projeto Re.Ciclo Aqui, uma iniciativa da indústria Girando Sol, com sede em Arroio do Meio. A quantidade era sufi ciente para chamar a empresa reponssável por recolher e reciclar o plástico.

A Escola Dona Rita aderiu ao Re.Ciclo Aqui no início do ano letivo. Segundo Fabiane, seria a terceira remessa encaminhada à reciclagem. As duas primeiras renderam R$ 100. O destino do recurso é decidido em reunião de líderes – no caso, a aquisição de uma cesta de basquete para ser instalada no pátio.

A diretora conta que praticamente todas as famílias dos 146 alunos colaboram com o projeto. “Enviamos bilhetes e postamos orientações nos grupos de WhatsApp, assim como a prestação de contas.” Ela observa a importância das inciativas voltadas à sustentabilidade. Em casa, as crianças comentam sobre a separação dos resíduos e disseminam as boas práticas. O projeto deu tão certo que a escola agregou a coleta de latas de alumínio e papelão.

A preservação ambiental, a reciclagem e o reflexo social já eram trabalhados há alguns anos na Dona Rita. “Juntamos tampinhas e doamos para Liga Feminina de Combate ao Câncer. Os alunos estão acostumados a trazer as tampas.”

Exemplos de sucesso são inspiradores

A Escola Municipal de Ensino Fundamental São Caetano tem uma caminhada mais longa na reciclagem. A diretora Andréa Susana Lange Barth conta que, em 2019, a mãe de um aluno propôs instalar um ponto para descarte de embalagens plásticas de produtos de limpeza, de refrigerantes, entre outros. A ação era tema de trabalho de conclusão de curso.

“Chamamos a professora de ciências, que abraçou o projeto”, lembra a Andréa.” Além de disponibilizar o ponto de coleta, foram realizadas conversas e palestras com os alunos sobre o destino dos plásticos e os prejuízos que eles podem causar à natureza. As famílias receberam bilhete explicando o benefício ao meio ambiente e também à escola, já que o dinheiro da venda revertia à instituição.

Em maio do ano passado, a São Caetano ganhou reforço na ação ambiental. Na época, instalou o eco-ponto com a identidade do Re.Ciclo Aqui. De acordo com Andréa, a maioria das famílias dos 476 alunos aderiu à ação. “Acredito que este projeto veio para ficar.”

Os frutos já estão sendo colhidos. “Este valor reverte para os alunos, conseguimos comprar uma mesa de pingue pongue e um banco de concreto, que têm valores significativos.” Conforme a diretora, a arrecadação deste ano já passou de R$ 2,5 mil. “Vamos decidir junto com os líderes onde investiremos estes recursos.”

Entrega do ecoponto na Emef Barra da Forqueta teve conversa com os
estudantes (Foto: Luciane ferreira)

Escola São Caetano ampliou as ações ambientais

Dados do Re.Ciclo Aqui

  • 2500 alunos impactados
  • 12 escolas que fazem parte do programa
  • 1.875 Kg de resíduos recolhidos para a reciclagem

Participantes :

Escola Comunitária de Educação Infantil

  •  Trenzinho da Alegria
  •  Raio de Sol
  •  São Paulo

Escola Municipal de Ensino Fundamental

  • Getúlio Vargas
  • Princesa Isabel
  •  João Beda Körbes
  •  Bela Vista
  •  Itororó
  •  Construindo o Saber
  •  São Caetano
  •  Dona Rita
  •  Barra da Forqueta

ENTREVISTA | Patrícia de Aguiar, analista ambiental da Girando Sol

“A educação ambiental na escola é um instrumento muito eficaz”

Viver Cidades: O que motivou a Girando Sol a criar um projeto ambiental nas escolas?

Patrícia de Aguiar: A empresa iniciou o projeto com a instalação de um Eco Ponto dentro da unidade, incentivando os funcionários a retornarem as embalagens dos seus produtos. A empresa entrega mensalmente um kit de produtos gratuitos (em torno de 15) para cada funcionário. Percebeu-se a oportunidade diminuir o impacto ambiental destas embalagens no meio ambiente, fazendo com que cada colaborador devolva os frascos vazios (aproveitando este material como matéria-prima para a fabricação de novas embalagens). Além disso, Arroio do Meio não tinha a coleta seletiva estruturada e as embalagens iriam para aterro sanitário sem aproveitamento. A educação ambiental na escola é um instrumento muito eficaz para se conseguir criar e aplicar formas sustentáveis de interação sociedade-natureza. Este é o
caminho para que cada indivíduo mude seus hábitos e assuma novas atitudes. Além de fomentar a educação ambiental, a iniciativa tem por objetivo informar e mobilizar a comunidade para realizar o descarte consciente de cada material, além de transformar o resíduo plástico em recurso para as escolas participantes.

Além do incentivo à separação e reciclagem de resíduos, a Girando Sol tem outras ações com público externo?

Patrícia: A Girando Sol tem várias ações com público interno. Para o público externo ainda estamos verificando outras possibilidades. Somos parceiros da Eureciclo, prestador de serviço que realiza o rastreamento da cadeia de reciclagem
com objetivo de ajudar as empresas no cumprimento da lei que trata da Logística Reversa das suas embalagens por meio da compensação ambiental. São realizadas ações de apoio a cooperativas e associações de catadores de materiais recicláveis com o intuito de diminuir a massa total de resíduo sólido reciclável que acaba indo para os aterros.

As ações de sustentabilidade feitas dentro da empresa, com os funcionários, podem refletir fora da fábrica? Como?

Patrícia: O objetivo principal das ações de sustentabilidade feitas dentro da empresa é encorajar uma mudança de hábito, estimulando-os a pensar de modo mais sustentável, colaborativo e consciente. Essa mudança de hábito reflete na família e na comunidade. As diversas ações focam na forma que os funcionários enxergam seu próprio consumo, incentivando a doação de itens que não estão sendo utilizados (Brechó Pega e Desapega e Biblioteca), importância
da separação e descarte correto dos resíduos (Gerenciamento de resíduos), diminuição do desperdício (Programa 5’S), aumentar o reaproveitamento para a reciclagem (Projeto re.ciclo aqui e demais fornecedores com destinação sustentável), colaboração com as causas sociais (coleta de tampas para a Liga), entre outros.

Acompanhe
nossas
redes sociais