Escola Laticinista conhece exemplos e encaminha parcerias em Minas Gerais

ESTRELA

Escola Laticinista conhece exemplos e encaminha parcerias em Minas Gerais

Comitiva formada por representantes do Executivo de Estrela e do Sindilat esteve em três cidades mineiras em busca de qualificar trabalho da primeira instituição técnica do ramo no estado

Por

Atualizado sábado,
10 de Junho de 2023 às 08:17

Escola Laticinista conhece exemplos e encaminha parcerias em Minas Gerais
Em Governador Valadores, comitiva local visitou instalações de escola pioneira no país
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Uma comitiva de Estrela esteve, nesta semana, em Minas Gerais, para conhecer exemplos e agregar conhecimento à área de laticínios, com o objetivo de qualificar a primeira escola técnica laticinista a ser implementada no Rio Grande do Sul. O grupo visitou cidades que são referências em diferentes formas de atuação.

A primeira visita ocorreu à Embrapa Gado de Leite, em Juiz de Fora. No local, o grupo conheceu o andamento das pesquisas de melhoramento genético para a produção de leite A2A2. O alimento se diferencia por conter apenas beta-caseína A2 e mantém as mesmas propriedades benéficas para o consumo. Também evita reações para quem tem alergia à proteína e melhora a digestão.

Já na parte da tarde, no Campo Experimental José Henrique Bruschi, na cidade de Coronel Pacheco, a comitiva acompanhou o sistema de produção Compost barn, pesquisado pela Embrapa como uma alternativa para a produção em confinamento, tendo como característica a cama orgânica de materiais como serragem ou maravalha, em que a compostagem dos dejetos ocorre naturalmente.

Entre os resultados aferidos estão a garantia do bem-estar animal assim como a baixa incidência de mastite. Segundo a secretária de Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade, Carine Schwingel, a proposta é firmar parceria para incorporar o manancial de conhecimento da Embrapa à Escola Técnica Laticinista gaúcha.

Instituição pioneira
Na quinta-feira, 7, a comitiva esteve no Instituto de Laticínios Cândido Tostes, em Gonvernador Valadares. A instituição é considerada pioneira no ensino e na pesquisa na área de laticínios na América Latina. Conta com laboratórios de microbiologia de leite e derivados; química e análise físico-química; instalações e equipamentos; análise sensorial; e pesquisa em leite e derivados.

As aulas práticas são ministradas em sete fábricas-escolas: laboratório de controle de qualidade; produção de queijos; embalagem e maturação de queijos; produtos de doce de leite e requeijão; sorvetes, iogurtes e bebidas lácteas; produção de manteiga; e leite cru refrigerado.

A troca de conhecimento entre as duas instituições ficou acertada durante a visita à escola. “Vamos modelar o formato da nossa escola no RS e, a partir daí, fazer um convênio para que eles forneçam em sua sede o treinamento dos nossos professores”, explica Carine.

Além dela, integraram a comitiva a diretora do Meio Ambiente de Estrela, Tanara Schmidt, e o secretário-executivo do Sindicato da Indústria de Laticínios do Rio Grande do Sul (Sindilat/RS), Darlan Palharini.

Acompanhe
nossas
redes sociais