Prefeitos avaliam decretar calamidade econômica diante da crise da Languiru

Assembleia

Prefeitos avaliam decretar calamidade econômica diante da crise da Languiru

Amvat fará estudo jurídico sobre viabilidade de municípios emitirem decretos, com base em diagnóstico da cooperativa e projeções de perdas de ICMS

Por

Atualizado quinta-feira,
01 de Junho de 2023 às 13:40

Prefeitos avaliam decretar calamidade econômica diante da crise da Languiru
Reunião ocorre no auditório da CIC-Teutônia e conta com a participação do presidente e vice-presidente da cooperativa, Paulo Birck e Fábio Secchi (Foto: Alexandre Miorim)
Teutônia

A situação da Languiru e as consequências para os municípios foram o tema central da assembleia da Amvat na manhã dessa quinta-feira, 1°, em Teutônia. A reunião contou com a participação do presidente e do vice-presidente da cooperativa, Paulo Birck e Fábio Secchi.

Entre os encaminhamentos, será analisada a viabilidade dos municípios mais afetados emitirem decretos de calamidade econômica diante da crise da cooperativa. A assessoria jurídica da Amvat vai verificar as alternativas e auxiliar na elaboração dos documentos aos municípios que necessitarem.

As informações sobre o atual cenário da cooperativa e projeções de perdas no retorno de ICMS devem embasar os possíveis decretos. Conforme estudo solicitado pela Amvat junto a uma empresa de consultoria, os impactos na arrecadação, se a cooperativa paralisar todas as atividades, podem chegar a R$ 50 milhões já em 2024 para os municípios do Vale.

Outra decisão foi formar uma comitiva para sensibilizar o governo do estado e a União sobre a necessidade de amparo e revisão da política referente aos setores de proteína animal e cooperativismo.

Os últimos movimentos na tentativa de recuperar o equilíbrio financeiro da organização, bem como as medidas recentes para reduzir as operações, foram apresentados pelos gestores da Languiru.
A nova diretoria conta com o apoio dos prefeitos na busca por alternativas e pressão política junto a órgãos governamentais e tratativas com instituições financeiras.

Foto: Alexandre Miorim

Vida+Viva

A pauta da assembleia da Amvat ainda incluiu, na primeira parte, palestra do promotor de Justiça Neidemar Fachinetto, Assessor da Subprocuradoria-Geral de Justiça de Gestão Estratégica do Ministério Público. Ele abordou o programa Vida+Viva Sem Álcool, iniciativa voltada à  prevenção ao uso de bebidas alcoólicas por crianças e adolescentes. A proposta é que o programa ganhe proporcoes regionais.

Acompanhe
nossas
redes sociais