Escola para  fortalecer  setor do leite

Opinião

Felipe Neitzke

Felipe Neitzke

Coluna aborda os destaques relacionados ao agronegócio

Escola para fortalecer setor do leite

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

As negociações para a implantação da Escola Laticinista na região avançam. A próxima etapa depende de avaliação da Superintendência da Educação Profissional do Estado (Suepro). A montagem da escola, com um orçamento avaliado em R$ 1,3 milhão, já foi aprovada pelo órgão estadual. Em recente reunião do comitê gestor, houve o debate sobre modelos pedagógicos, bem como a meta de capacitar os profissionais já atuantes do setor lácteo.

Se tudo for conforme o previsto, a previsão é lançar a Escola de Laticinistas durante a 46ª Expointer, que ocorre em Esteio de 26 de agosto a 13 de setembro. Ter uma escola dedicada ao setor de laticínios representa melhores soluções para a indústria, com a capacitação profissional, além de incentivar a sucessão nas agroindústrias familiares. As aulas deverão ocorrer em três locais no Vale do Taquari. O conteúdo teórico na Escola Profissionalizante de Estrela, a parte prática no Colégio Teutônia, que possui uma estrutura adequada, e as análises laboratoriais na Univates, que já possui um laboratório pronto.

FOTOS divulgação


Dois anos livre de aftosa

O RS completa neste sábado, 27, dois anos de zona livre de febre aftosa sem vacinação. A condição foi concedida pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). Cenário este que permitiu a abertura de mercados internacionais. Em um dos casos, o reconhecimento do status pelo governo chileno permitiu que hoje seja o sexto maior destino das exportações totais brasileiras, sendo o terceiro destino para carne suína, quinto em cortes bovinos e 14º para aves.


Atividade de campo detalha irrigação

Apresentar diferentes sistemas de irrigação e suas aplicações. Esse foi o intuito de evento promovido em Imigrante. A atividade organizada pela Emater/RS-Ascar e apoio de organizações locais, reuniu mais de 40 agricultores, técnicos e representantes de entidades.

Produtor de uvas e de hortaliças, o agricultor Josemar Massotti detalhou como optou por substituir a irrigação por gotejamento em seus parreirais pela com aspersão, o que garantiu uma maior uniformidade e uma melhor distribuição da água nas videiras. Com manejo orgânico, que envolve coberturas de solo e caldas naturais na estufa, a tendência é de um aumento de 30 a 40% na produtividade, somente com o uso correto da irrigação.


Socorro aos produtores

O secretário de Comunicação Institucional do governo federal, Maneco Hassen (PT), confirmou esta semana em entrevista à Rádio A Hora 102.9 a liberação de recursos para agricultores impactados pela estiagem. A cifra indicada alcança R$ 230 milhões e será usada para abater 25% em parcelas de crédito rural, entre elas, do Pronaf. A solicitação deverá ser feita pelo produtor junto ao banco.


Encantado sedia evento agroecológico

O 7º Encontro Regional de Agroecologia ocorre em 30 de maio na cidade do Cristo Protetor. A programação com início às 8h3min, será na comunidade Linha Auxiliadora com objetivo de promover debate sobre alternativas de cultivo mais sustentáveis, além de estimular a produção. Na ocasião serão diversos painéis e palestras com o tema “Alimentos sem agrotóxicos: agroecologia é vida na saúde.” A iniciativa é da Emater/RS-Ascar com apoio do governo municipal STR e Hotel Rizzi.

Acompanhe
nossas
redes sociais