Cidades da região  preparam Semana  do Meio Ambiente

VEM AÍ

Cidades da região preparam Semana do Meio Ambiente

Comemorada no início de junho, iniciativa contempla discussões sobre sustentabilidade e educação ambiental

Por

Cidades da região  preparam Semana  do Meio Ambiente
Educação ambiental está entre as atividades da Semana do Meio ambiente de Lajeado. Crédito: Divulgação
Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Pensar soluções sustentáveis para o futuro é o objetivo da Semana do Meio Ambiente. Celebrada nos primeiros dias de junho, a iniciativa contempla palestras, caminhadas ecológicas e ações de educação ambiental. Municípios do Vale preparam programação.

O período também marca o Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, e a semana de atividades reforça a importância da data. As ações buscam sensibilizar, informar e estimular ações práticas na comunidade.

“A semana mostra a necessidade de estarmos bem informados, de sabermos agir de forma mais correta, para um futuro possível para as próximas gerações”, destaca a coordenadora do Jardim Botânico de Lajeado, Edith Zago de Mello.

Palestra, plantio e exposições

Em Lajeado, a Semana Municipal do Meio Ambiente ocorre entre 1º e 6 de junho, com o objetivo de discutir temas atuais e ações práticas voltadas à preservação. No primeiro dia de atividades, das 8h30 às 10h30 e das 14h30 às 15h30, ocorre a Blitz Ecológica na Praça Clara Maria Schorr, no bairro Olarias.

O momento será de rodas de conversa com os alunos da Escola Nova Viena. No dia 1º, também ocorre a palestra Cidades Eco Inteligentes, às 19h30, no auditório do prédio 7 da Univates.

Já nos dias 2 e 3, haverá a doação de mudas no Jardim Botânico de Lajeado, para plantio em calçadas ou residências. A semana segue com a Exposição Fotográfica de Aves do RS, do Clube de Observadores de Aves do Vale do Taquari e Rio Pardo (Coa Vales). Além da exposição de Literatura sobre Ecologia e Meio Ambiente. As mostras ocorrem na Biblioteca Municipal de Lajeado.

Outro destaque da programação é o 6º Sustentar, no dia 4, das 13h30 às 18h, no Parque Ney Santos Arruda. O evento conta com apresentações culturais ligadas ao meio ambiente, assim como um espaço de diálogo entre a população, empresas e entidades, para a construção de práticas sustentáveis.
Também na data, ocorre a 2ª Rústica do Meio Ambiente, em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc). As inscrições podem ser feitas até 31 de maio. No último dia de programação, o Teatro da Univates recebe a peça “O Rio”.

Comunidades sustentáveis

Em Estrela, as atividades vão de 29 de maio a 3 de junho, com o tema “cidades e comunidades sustentáveis”. Na programação, está o plantio de mudas e workshop sobre gestão de resíduos.

Além disso, haverá visita à Usina de Tratamento de Lixo (UTL), informações sobre o Horto Florestal e feirinha sustentável com a doação de mudas e oficina de compostagem. Na sexta-feira, 2, a Sala Verde estará aberta à comunidade, com um teatro cultural.

Pelo Vale

Em Teutônia, uma Caminhada Ecológica, no dia 3, marca a semana, com o objetivo de conscientizar a comunidade sobre a importância do descarte, armazenamento e destinação correta dos resíduos.

As inscrições para o evento iniciam em 23 de maio. Conforme a quantidade de participantes, serão formados grupos para auxiliar no recolhimento de lixo no trajeto entre os bairros Canabarro e Teutônia. Uma campanha de descarte correto de resíduos também será feita em Arroio do Meio, no dia 2 de junho.

Acompanhe
nossas
redes sociais