Academia literária anuncia concurso para novos escritores

LITERATURA

Academia literária anuncia concurso para novos escritores

Podem se inscrever moradores do Vale do Taquari, que não tenham livro publicado. Os vencedores de cada categoria terão seus trabalhos lançados em antologia

Por

Atualizado quinta-feira,
18 de Maio de 2023 às 08:22

Academia literária anuncia concurso para novos escritores
Último Concurso Literário ocorreu em 2019. Neste ano, o lançamento é feito no Sesc Lajeado. Crédito: Divulgação
Vale do Taquari

A Academia Literária do Vale do Taquari (Alivat) divulga hoje, 18, o 8º Concurso Literário – Novos Talentos, em evento no Sesc Lajeado, às 19h. A competição é feita desde 2007, com a parceria da prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel).

“A intenção é apoiar novos escritores e incentivar a leitura”, afirma o presidente da Alivat, Marcos Bastiani. A organização do concurso está a cargo da comissão integrada pelos escritores Marcos Bastiani, Marcos Kreutz, Beatris Chemin, Rosane Maria Cardoso, Ivete Kist e Lucildo Ahlert.

“Escrever é um exercício de perseverança e o despertar do espírito crítico, a análise de fatos, a observação do cotidiano de cada um. O concurso vai ser de grande valia, auxilia na maturação de seus pensamentos e ânsias”, reforça Bastiani.

Regras

Podem participar autores maiores de 12 anos com textos nas categorias literárias de conto, crônica, crônica histórica, poesia e literatura infanto-juvenil. As crianças com idade entre seis e 12 anos poderão participar com histórias infantis.

Como tema central, os textos, inéditos, e de no máximo três páginas, devem apresentar referência aos aspectos culturais ou históricos relacionados ao Vale do Taquari. Cada autor pode inscrever somente um trabalho em cada modalidade.

A competição é direcionada aos residentes do Vale que não tenham livro publicado. Como prêmio, os vencedores de cada categoria terão seus trabalhos lançados em antologia organizada pela Academia. O regulamento completo está disponível no perfil do Instagram da Alivat.

Inscrições abertas

As inscrições podem ser feitas a partir de 21 de maio, até 31 de julho. É necessário enviar o texto para o e-mail alivat.academia@gmail.com. Os jurados devem divulgar os resultados até outubro. Na sequência, será feita a impressão do livro, que também contará com contribuições de textos dos acadêmicos da Alivat.

Acompanhe
nossas
redes sociais