Município confirma para junho lançamento de livro e aplicativo

SANTA CLARA DO SUL

Município confirma para junho lançamento de livro e aplicativo

Iniciativa valoriza a história desde a colonização e inova por meio de plataforma digital

Por

Atualizado quarta-feira,
17 de Maio de 2023 às 10:32

Município confirma para junho lançamento de livro e aplicativo
Parque Agrotecnológico na antiga fumageira em Picada Santa Clara, sediará a 5ª edição da Santa Flor. Crédito: Gabriel Santos
Santa Clara do Sul

Passado, presente e futuro conectados pelo desenvolvimento. É com este propósito de valorização à história, cultura, inovação e tecnologia que o governo municipal prepara para junho o lançamento do primeiro livro e do primeiro aplicativo do município.

O evento ocorre no dia 1º de junho, às 19h30min, no Clube Centro de Reservistas. Idealizado pela administração municipal com o patrocínio da Sicredi Integração RS/MG, o livro “Nós não estamos sozinhos – História de fé e luta de Santa Clara do Sul” resume os desafios e conquistas do município desde a colonização, passando pelo combate vitorioso dos colonos contra os maragatos e pelo importante processo de emancipação até os dias atuais.

Ao longo de 10 capítulos e 260 páginas, a obra mergulha no tempo e se coloca dentro de cada época, como se incorporasse os personagens. E de maneira lúdica, descreve uma história rica em detalhes sobre Santa Clara do Sul. A criatividade do autor se vale de duas personagens – no passado e presente – e as conecta com a Santa Clara de Assis, padroeira do município. Ambas atendem o chamado da Santa e protagonizam a dádiva da doação, do amor e da compreensão em sua volta.

Escrito pelo jornalista Eduardo Dorneles, por meio do Estúdio Alfa, do Grupo A Hora, o livro também teve a colaboração de Patrícia Schneider, Neli Galarce Machado e Marcos Rogério Kreutz, da Univates. A obra ainda contém um álbum com fotos que ilustram um pouco da história e do desenvolvimento do município ao longo dos mais de 150 anos de colonização. O livro é resultado de um trabalho minucioso de aproximadamente um ano e oito meses, entre pesquisa, entrevistas, escrita, correção, diagramação e impressão.

De acordo com o prefeito Paulo Kohlrausch, a idealização do livro de Santa Clara do Sul tem o intuito de promover uma conexão com a verdadeira essência do povo. “É uma forma de valorizarmos e eternizarmos fatos importantes e pessoas que contribuíram para que pudéssemos estar aqui hoje comemorando o desenvolvimento e a qualidade de vida da nossa terra”, enfatiza.

O prefeito acredita que além de manter viva a história local, o livro se torna uma rica fonte de pesquisa para a comunidade, em especial aos alunos, ampliando o seu conhecimento sobre o município. “Da mesma forma, vira um instrumento relevante de pesquisa para os visitantes e turistas, que passam a ter acesso qualificado à história de Santa Clara do Sul”, salienta.

Plataforma digital

Ao mesmo tempo em que valoriza a sua história, Santa Clara do Sul de maneira inédita apresenta o primeiro aplicativo do município. A ferramenta estará disponível para os sistemas operacionais Android e iOS a partir de junho.

A plataforma amplia a comunicação entre governo municipal e cidadão, reunindo informações úteis de forma didática através de qualquer dispositivo smart, como celulares e tablets. Santa Clara do Sul passa a ser o segundo município no Rio Grande do Sul a ter um aplicativo neste formato, idealizado pela empresa eCidade.App, de São Paulo, ao lado da cidade de Gramado.

O aplicativo atenderá as necessidades do cidadão no acesso às informações de coleta de lixo, telefones úteis, informações culturais, guia comercial, esporte e lazer, guia turístico, notícias, alertas que a Administração Pública necessita informar aos cidadãos de forma rápida e fidedigna, vagas de emprego, clima, entre outros.

Também possibilita ao cidadão que faça suas manifestações ao poder público, sendo um canal importante de comunicação. “É uma ferramenta moderna, prática, dinâmica, interativa e que atende princípios essenciais à gestão pública, como publicidade e transparência. Não será o aplicativo da Prefeitura, mas sim da população de Santa Clara do Sul. Os empreendedores, por exemplo, terão um espaço para cadastrarem suas empresas, divulgarem vagas de emprego e estimularem o turismo local”, frisa o prefeito Paulo Kohlrausch.

Acompanhe
nossas
redes sociais