Há 20 anos, instalação da 2ª Vara de Encantado

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

Há 20 anos, instalação da 2ª Vara de Encantado

Por

O então presidente do Tribunal de Justiça do Estado, o desembargador José Eugênio Tedesco, vinha ao Vale do Taquari para inaugurar a 2ª Vara Judicial da Comarca de Encantado. Na época, eram cerca de 4,5 mil processos em tramitação e, com a abertura da 2ª Vara, com novos 11 funcionários, a expectativa era agilizar os processos.

Naquele ano, o diretor do Foro de Encantado era Osmar de Aguiar Pacheco, também juiz da 1ª Vara. A nova repartição ficaria com a juíza Ana Lúcia Miglioransa. Já naquela época, a Comarca de Encantado abrangia os municípios de Roca Sales, Muçum, Doutor Ricardo, Relvado e Vespasiano Corrêa.

Crédito: Arquivo Municipal de Lajeado/O Informativo


A vida sem eletricidade

Vinte anos atrás, duas residências, na Picada Ludwig de Forquetinha, não tinham acesso à eletricidade. O casal Iracema e Adelino Muhl viveram toda a vida sem nenhum eletrodoméstico, sequer com uma lâmpada. O vizinho, Airton Herrmann, também partilhava da mesma realidade.

Na época, o Jornal O Informativo publicava uma reportagem especial contando a história dessas três pessoas. Na época, o governo municipal promovia um plano de instalação de energia elétrica em toda a Forquetinha.

Para celebrar a vinda da energia, em um mês, os Muhl comparam geladeira, televisão, freezer, chuveiro e máquina de lavar. Pagaram tudo a vista, uma conta, na época, de quase R$ 3 mil. Para Iracema, a aquisição mais significativa era a geladeira, já que, a partir de então, o leite não azedaria mais.
Para o vizinho Herrmann, a expectativa com a vinda da energia era poder escutar as antigas fitas musicais. Ele tocava junto da Bandinha Müller e se apresentava em corais. Para treinar e escutar as músicas, Herrmann aguardava a eletricidade.

Casal Muhl ficou por décadas sem nenhum eletrodoméstico. Arquivo Municipal de Lajeado/O Informativo


Enquanto isso…

Atentado no Marrocos – Mais de 33 pessoas morreram em uma série de atentados suicidas na cidade de Casablanca. Os ataques terroristas foram os mais mortíferos da história do Marrocos, com quarenta e cinco mortos, 12 sendo homens-bomba.


HÁ 50 ANOS

Ambulatório em Teutônia

A Comunidade Evangélica Redentor da então Vila Canabarro, em Teutônia, construía o chamado “Ambulatório e Maternidade”, um hospital comunitário, com espaço para 50 leitos. O ambulatório era erguido com recursos vindos do governo estadual e também da Suécia. Na época, o presidente da IECLB, o pastor Karl Gottschald, chegou a visitar as obras.


Enquanto isso…

Gasoduto Brasil-Bolívia – Cinquenta anos atrás, o governo brasileiro estava em tratativas com a Bolívia para a construção de um gasoduto entre os dois países. A ideia era que o ducto saísse de Santa Cruz de La Sierra e seguisse até São Paulo. Apesar das perspectivas, o projeto só se concretizou nos anos 1990, quando o gasoduto foi construído interligando a cidade de Canoas à Bolívia.

Acompanhe
nossas
redes sociais