Apesar de 2 mil cirurgias em espera, Centro de Oftalmologia está ocioso

ENCANTADO

Apesar de 2 mil cirurgias em espera, Centro de Oftalmologia está ocioso

Instituto com sede em Encantado tem capacidade para dobrar procedimentos e ampliar consultas, mas faltam recursos para custeio

Por

Atualizado quarta-feira,
17 de Maio de 2023 às 13:38

Encantado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A fila de espera para cirurgias no Centro Regional de Oftalmologia chega a mais de 2 mil. A insituição, porém, apresenta ociosidade em seus espaços, revela o diretor-administrativo, Amarildo Dallago. Hoje, são feitos 48 procedimentos por mês, enquanto a capacidade é de 120.

A execução de menos da metade é resultado da falta de recursos. Cada cirurgia de catarata, por exemplo, custa cerca de R$ 1,3 mil. A tabela SUS repassa R$ 771. O restante depende de reforço do governo do Estado. Por vezes, são feitos mutirões a partir de convênios com os próprios municípios.

Com o atual ritmo, seriam necessários cinco anos para a fila terminar. Ao mesmo tempo, há uma demanda crescente média de 50 a 60 novos atendimentos. Em entrevista ao programa Frente e Verso, da Rádio A Hora 102.9, desta quarta-feira, 17, o gestor da instituição e o secretário-executivo do Consórcio Intermunicipal de Serviços (Consisa), Nilton Rolante, detalham o problema.

O contrato com o SUS é o mesmo firmado em 2004. Entretanto, não houve atualização compatível com a inflação. “Precisamos da sensibilidade do Estado e União. É inadmissível estarmos desde 2004 com o mesmo contrato”, dispara o executivo.

O Centro Regional de Oftalmologia funciona no Hospital Beneficente Santa Terezinha (HBST) de Encantado. É responsável por atender 37 municípios da região. Pelo contrato, a unidade deve fazer 1.326 consultas, 5.626 exames e 101 cirurgias oftalmológicas por mês.

Assista a entrevista na íntegra

Acompanhe
nossas
redes sociais