Toca Rita

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Toca Rita

Por

São poucos os artistas vivos que me chamam a atenção. Nada contra os novos. Afinal, e isso é muito verdadeiro, gosto – ou mau gosto – não se discute. Fiz essa breve introdução para iniciar minha singela homenagem à eterna rainha do rock brasileiro. Rita Lee Jones de Carvalho nasceu em 31 de dezembro de 1947, e nos deixou nessa segunda-feira. Foram 75 anos de pura arte e provocações.

Em sua última aparição nos palcos da vida, aos 64 anos, foi presa por desacato à autoridade. Ela se incomodou ao ver policiais revistando seus fãs. Uma cena típica dos roqueiros que iniciaram nos anos 60 e experimentaram o sucesso e tudo mais na criativa década de 70. Um momento típico àqueles que não se submetem ao status quo. Que fogem à regra. Certa ou errada, ela é um ícone.

Assim como tantos outros que já partiram. Raul Seixas, Cazuza, Cássia Eller, Renato Russo. Assim como eles, Rita Lee já está imortalizada. E para quem quiser experimentar um pouco mais dessa nostalgia, um convite: o Arte na Praça deste sábado, na Praça do Papai Noel, em Lajeado, prepara uma exposição de telas e pinturas da nossa rainha. A imagem acima, por exemplo, é da artista Synnöve Dahlstrom Hilkner. Vale a pena conferir!


Conferência da Direita

O diretório do Partido Liberal (PL) de Arroio do Meio convida filiados e simpatizantes para a primeira “Conferência Regional de Direita”. O evento ocorre no dia 27 de maio, a partir das 19h30min, na sede do Clube Sete de Setembro, no bairro São Caetano. O jantar por adesão custa R$ 50. Entre as autoridades, são aguardados deputados estaduais, federais e agentes públicos e privados do Vale do Taquari.


Homenagem à Dona Carmen

Ontem o diretório lajeadense do Partido Progressistas (PP) realizou um encontro de confraternização. O evento ocorreu na sede da Atlética Municipal, e foi aberta aos filiados e, também, aos amigos e simpatizantes da ex-prefeita de Lajeado, Carmen Regina Pereira Cardoso, a saudosa “Dona Carmen”. Durante o jantar, os familiares da primeira vereadora, primeira presidente mulher do Legislativo e primeira gestora municipal da história do município foram agraciados com uma placa (foto). Um momento justo e singelo a quem doou boa parte da vida em prol da comunidade.


Encontro de tucanos

O diretório do PSDB em Lajeado realizou encontro nessa quarta-feira. Em pauta, o realinhamento das ações e algumas projeções da sigla para o próximo pleito. Entre os “caciques”, a certeza de que o partido está cada dia mais forte e preparado para assumir protagonismos maiores na política local e regional. E isso tem despertado o interesse de pessoas que, até então, abdicavam da política partidária.

Ex-delegado, professores, vereadores e suplentes, jornalistas e outros profissionais liberais participaram da reunião. E nem todos são filiados. E entre os possíveis novos correligionários, destaque ao novo diretor-geral da Secretaria Estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia, Sandro Kirst, e o atual Secretário da Fazenda de Lajeado, Rafael Spengler.


TIRO CURTO

• Na quarta-feira, escrevi que um grupo de vereadores e outros agentes políticos articula oposição ao governo de Elmar Schneider (MDB), e citei que o grupo já conta com integrantes do PP, União Brasil, Republicanos e PSD. Em resposta, o vereador Chicó Lehnen (PSD) garante que segue firme ao lado do prefeito estrelense. Mas claro. Ele não responde por todos.

• Hoje encerram as inscrições para escolha dos membros do Conselho Tutelar de Encantado.

• Atendendo decisão do parlamento, o governo de Teutônia deve instituir o programa municipal denominado Censo de Animais Domésticos (CAD)

• Na câmara de Lajeado, o vereador Lorival Silveira (PP) assina requerimento para cobrar, do poder Executivo, “atitudes urgentes em relação aos fios dependurados por nossa cidade”.

• Na mesma câmara legislativa, são diversos os pedidos de melhorias e investimentos na Rua Pedro Theobaldo Breitenbach, no bairro Conventos. A via foi municipalizada junto ao governo estadual faz alguns meses. E o “pepino” agora é todo da administração municipal.

• Em tempo, o ambiente já foi mais tranquilo no Conselho Municipal de Saúde de Lajeado.


Acompanhe
nossas
redes sociais