Concurso Viver Cidades tem 76 projetos inscritos

INICIATIVA DO GRUPO A HORA

Concurso Viver Cidades tem 76 projetos inscritos

Estudantes de 26 instituições participam do certame

Por

Concurso Viver Cidades tem 76 projetos inscritos
Colete e análise da água dos mananciais da região é uma das ações do projeto. Crédito: Luciane Eschberger Ferreira
Vale do Taquari

O Concurso Viver Cidades contabilizou 76 projetos inscritos nas categorias ensino fundamental, ensino médio e escolas. Encerrado o prazo de inscrição e envio de fotos e vídeos de comprovação, a comissão organizadora contabilizou a participação de 26 instituições ensino de 13 cidades.

O concurso é uma das principais ações do projeto Viver Cidades, do Grupo A Hora.  A intenção era desafiar os alunos a encontrarem meios de reutilizar materiais e propor soluções ambientalmente corretas. O certame também se propôs a reconhecer inciativas das escolas voltados ao meio ambiente.

O resultado foi a adesão instituições dos municípios de Lajeado,  Estrela, Roca Sales, Encantado, Marques de Souza, Venâncio Aires, Boqueirão do Leão, Teutônia, Bom Retiro do Sul, Paverama, Progresso, Travesseiro e Santa Clara do Sul.

Conforme o regulamento, para os estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental  o desafio foi criar peças – jogos, brinquedos, utensílios, artesanato – a partir de materiais recicláveis. Os jovens do Ensino Médio tiveram que apresentar projetos voltados à preservação ambiental que pudessem ser aplicados no dia a dia nas escolas, empresas, residências ou em outras organizações.

Premiação

A entrega da premiação ocorrerá na próxima quarta-feira, dia 10, durante o seminário “Que ambiente queremos para o planeta?”. A programação, no auditório 11 da Univates, começa às 13h30min e contará com a palestra “Qual o meu papel enquanto jovem?”, o painel “Estratégias e ferramentas para melhorar o ecossistema regional” e a entrega da premiação aos vencedores de cada categoria.

O projeto

O Viver Cidades tem entre seus objetivos ser a vitrine dos principais movimentos das cidades e da sociedade em direção à preservação do meio ambiente. Nas escolas, pretende incentivar os estudantes a vivenciarem, na prática, o cuidado com os recursos naturais, desenvolver a consciência ambiental e estimular para que sejam agentes multiplicadores da sustentabilidade.

Para tanto, faz a cada seis meses, coletas e análises de água de dois rios e 13 arroios da região, promove painéis mensais na Rádio A Hora, ciclo de palestras nas escolas, além da produção de conteúdo jornalístico para todas as plataformas.

Acompanhe
nossas
redes sociais