Trajetória do Minato mostra como um estabelecimento é capaz de transformar uma região e contribuir para seu desenvolvimento

Lajeado Empreendedora

Trajetória do Minato mostra como um estabelecimento é capaz de transformar uma região e contribuir para seu desenvolvimento

Em Lajeado desde 2012, restaurante japonês foi pioneiro no ramo e hoje é referência a nível estadual, além de ter inspirado diversos outros negócios

Por

Atualizado sexta-feira,
28 de Abril de 2023 às 08:40

Trajetória do Minato mostra como um estabelecimento é capaz de transformar uma região e contribuir para seu desenvolvimento

Jornadas empreendedoras são inspiradoras e fruto de muito esforço. É o caso do Minato, dos sócios Julian Barth e André Luiz Martins. Pioneiro na cidade, o estabelecimento de culinária japonesa foi inaugurado em 2012 e desde então, tem contribuído diretamente para o crescimento de Lajeado no ramo gastronômico.

A jornada profissional de Julian começou aos 16 anos. Depois de trabalhar por vários anos em empresas no setor de logística e veículos, em 1999, foi morar nos Estados Unidos. Lá, foram cinco anos no ramo gastronômico. Quando voltou para Lajeado, ainda trabalhou um período no Grupo Betiolo, mas o sonho de Julian estava em outro lugar.

“Sempre quis empreender e fazer alguma coisa diferente. Antes de abrir o negócio, pesquisamos o mercado e notamos que Lajeado era carente de restaurantes. Quando chegamos no bairro Hidráulica, não era um ponto comercial. Apostamos ali. Foi quando o André apareceu e montamos uma equipe que as coisas começaram a andar”, recorda.

O convite veio por meio de um amigo. Nascido em São Paulo, André veio aos dois anos para o Rio Grande do Sul, onde morou com os avós em Cacequi, no oeste do estado. Já adulto, durante um período de férias, foi visitar o irmão que trabalhava em um restaurante japonês na capital gaúcha. Ali, em 1997, foi quando começou sua história na cozinha.

“Eu não conhecia a região de Lajeado. Quando aceitei a proposta, fiquei com receio, porque não achei que a demanda seria tão grande. Quando inauguramos, foram 90 dias seguidos de casa lotada. Aqui o público é mais exigente. Por isso, conseguimos proporcionar experiências e sensações diferentes aos clientes”, explica.

A inauguração do Minato foi um marco na cena gastronômica de Lajeado, que até então possuía poucas opções. O sucesso foi tanto que um ano depois, a alta demanda fez com que Julian inaugurasse o Minato Delivery. A nova operação, no bairro São Cristóvão, ampliou ainda mais o negócio, e logo ele viu que precisaria de um sócio. Com isso, em 2016, André foi convidado a fazer parte do quadro societário da empresa. 

“O Minato não fecha na nossa cabeça. A gente vive o restaurante. A ideia era vir pra cá, ficar um período e voltar para Porto Alegre. Hoje, não pretendo sair de Lajeado nunca mais”, conclui André, que ao lado de Julian, foram responsáveis pela transformação de toda uma cultura de consumo na cidade pólo do Vale do Taquari.

Assista ao vídeo exclusivo:

Ouça o quadro na programação da Rádio A Hora 102.9:

Acompanhe
nossas
redes sociais