D’Pedo Móveis mostra que o desejo familiar pode resultar em grandes conquistas

Lajeado Empreendedora

D’Pedo Móveis mostra que o desejo familiar pode resultar em grandes conquistas

Empresa do ramo moveleiro nasceu do desejo de sete irmãos em empreender e hoje é uma das mais tradicionais de Lajeado

Por

Atualizado quinta-feira,
27 de Abril de 2023 às 10:42

D’Pedo Móveis mostra que o desejo familiar pode resultar em grandes conquistas
Deoclecio Pedo realizou o sonho de empreender e hoje é referência no ramo moveleiro na região. (FOTO: J. J. Silva)
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Jornadas empreendedoras nem sempre são individuais. Algumas vezes, é o sonho conjunto de diversas pessoas dispostas a verem um negócio dar certo. É o caso de Deoclecio Pedó e da D’Pedó Móveis, empresa familiar de Lajeado do ramo moveleiro que nasceu há 34 anos da vontade dos irmãos em empreender.

O sonho de empreender sempre esteve vivo na família Pedó. Natural de Tamanduá, distrito de Marques de Souza, e irmão de seis, Deoclecio começou a trabalhar muito cedo. Na época, já entendia que a vinda para Lajeado era uma questão de tempo se quisesse realizar seu sonho. “Meu pai era um pequeno produtor rural, mas sempre tivemos esse sonho de ter um negócio próprio. Foi no setor moveleiro que encontramos espaço para isso”, conta.

A vinda dos irmãos até Lajeado foi gradual. Durante um período, Deoclecio vinha até Lajeado à noite, onde estudava no Colégio Estadual Presidente Castelo Branco, já que na cidade onde morava não existia opções para concluir o Ensino Médio. Aos 21 anos, em 1977, Deoclecio se mudou definitivamente para a cidade, em busca de novas oportunidades.

Em 1984, formado em Ciências Contábeis pela Univates, a realização do sonho empreendedor estava cada vez mais perto. Era hábito dos irmãos se reunirem aos domingos na casa do pai para discutir o tipo de negócio que poderiam investir. Foi em um desses almoços, em 1988, que surgiu a D’Pedó. “Foi uma união de desejos, vontade e poucos recursos”, recorda aos risos.

Durante este período, foi diretor de uma empresa, além de ter participações no Sindilojas e na ACIL. Lajeado já era um ponto de convergência natural da região, e o aprendizado adquirido nessas entidades foi essencial para o sucesso da D’Pedó. Isso manteve o negócio atualizado diante das mudanças de consumo e do mercado.

“O papel de líder me ajudou bastante. O consumidor, como regra, vinha fazer as compras na cidade. Hoje, a loja tem que estar atenta ao comportamento do cliente. No início, não tinha como vender sem a presença do cliente na loja. Não é mais o caso, já que o acesso à informação é muito mais fácil “, analisa.

Hoje, com 34 anos de história, a D’Pedó Móveis é uma empresa consolidada no ramo moveleiro, além de possuir unidades em diversas cidades do Vale do Taquari. “A dificuldade não é motivo para desistir”, conclui Deoclecio, prova de que desafios também são importantes para o crescimento e longevidade de um negócio.

Assista ao vídeo exclusivo:

Acompanhe
nossas
redes sociais