Mara Helena Saalfeld assume a presidência da Emater/RS

Estado

Mara Helena Saalfeld assume a presidência da Emater/RS

Escolha foi aprovada pelo Conselho Técnico Administrativo da Emater/RS e pelo Conselho Administrativo da Ascar

Por

Mara Helena Saalfeld assume a presidência da Emater/RS
Crédito: Cristiano Junior
Estado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A médica veterinária Mara Helena Saafeld, indicada pelo governo do Estado, é a nova presidente da Diretoria Executiva da Emater/RS e superintendente geral da Superintendência Executiva da Ascar.

A escolha foi validada durante Sessão Extraordinária Conjunta dos conselhos Técnico Administrativo da Emater/RS e da Ascar (CTA/Conad), ocorrida na tarde de quinta-feira, 20, no Escritório Central da Emater/RS-Ascar, em Porto Alegre.

O secretário de Desenvolvimento Rural e presidente dos conselhos, Ronaldo Santini, ratificou a escolha apontada pelo governo. “Mara possui um perfil de campo, de quem conhece o chão da fábrica. Além disso, desenvolve um trabalho de pesquisa baseado no setor produtivo leiteiro, que é importantíssimo não só pelo movimento econômico, mas pelo papel social que representa”, afirmou Santini.

Mara atua como extensionista rural há 40 anos. Formada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), fez mestrado na área de reprodução de bovinos de leite e possui doutorado em Biotecnologia.

A extensionista iniciou seu trabalho nos municípios de Canguçu e São Lourenço do Sul, na Metade Sul do Estado. Em Canguçu, deu início a um trabalho de melhoramento do rebanho, utilizando as ferramentas de inseminação artificial e transferência de embriões.

Durante o período em que foi chefe do escritório de Pelotas da Emater, Mara passou a desenvolver uma pesquisa sobre o colostro, no Centro de Treinamento em Canguçu.

Desse trabalho, resultou o desenvolvimento de uma silagem de colostro, que lhe rendeu uma premiação. A pesquisa com esse que é o primeiro leite secretado pela fêmea após o parto também abriu espaço para a utilização do alimento, inclusive para consumo humano. Atualmente, há suplementos vitamínicos feitos do ingrediente.

“É com muita alegria e senso de responsabilidade que recebo a incumbência de presidir a casa da qual faço parte há 40 anos. Meu berço é o mundo rural”, ressaltou Mara.

A nova presidente da Emater declarou, ainda, que quer estar ao lado dos trabalhadores rurais. “Quero ajudar os agricultores. Filha de colono, eu estudei muito, conquistei o sonho de trabalhar com essa gente que produz para si e para os outros. Estar aqui é mais que um cargo, é estar ao lado do trabalhadores rurais”, concluiu Mara.

Durante a sessão, o advogado Alexandre Bruno Arrais Durans foi reconduzido ao cargo de diretor administrativo da Diretoria Executiva da Emater/RS-Ascar.

Na reunião, ocorreu também a apreciação e a deliberação do Balanço Patrimonial e Demonstrações Financeiras e do Relatório de Atividades de Assistência Técnica e Extensão Rural da Emater/RS e da Ascar relativos ao exercício de 2022.

Acompanhe
nossas
redes sociais