HBB mostra como união da comunidade traduz espírito empreendedor de Lajeado

Lajeado Empreendedora

HBB mostra como união da comunidade traduz espírito empreendedor de Lajeado

Hospital traduz união de culturas e ilustra como se formou o ambiente empreendedor da cidade

Por

Atualizado quarta-feira,
19 de Abril de 2023 às 11:17

HBB mostra como união da comunidade traduz espírito empreendedor de Lajeado
João Batista Gravina preside o HBB, uma das mais importantes instituições de Lajeado. (Foto: Eduardo Dorneles)

Lajeado é conhecida por sua identidade empreendedora. E isso é fruto de uma jornada que passa por diversos atores e episódios. Entre eles, está a união de dois grupos culturais bastante distintos que se uniram a fim de alcançar um importante objetivo para comunidade: a criação de um hospital. Dessa forma, em 1931, nasceu o tradicional Hospital Bruno Born (HBB), uma das referências de Lajeado em qualidade e inovação.

Na época, as comunidades evangélicas e católicas não se relacionavam bem. As diferenças teológicas e culturais eram vistas no cotidiano. Todavia, a urgência por construir um hospital fez com que os grupos superassem qualquer rixa e se unissem em nome dessa conquista. Assim, há mais de 90 anos, foi aberto ao público o Hospital São Roque.

“Para não haver brigas, a comunidade católica foi incumbida de gerenciar o hospital, enquanto a evangélica recebeu a garantia de que poderia acessar todos os serviços. O hospital nasceu comunitário”, explica João Batista Gravina, atual presidente do HBB.

Essencial para a comunidade local, o HBB iniciou a construção de sua relevância regional na década de 1960, quando concluiu a ampliação do hospital e inaugurou o novo acesso principal na esquina da Av. Benjamin Constant com a Rua Carlos von Kozeritz. Na década de 1970, o então Hospital São Roque mudou de nome. Depois de quase 40 anos como presidente, o empresário Bruno Born morre aos 69 anos e é homenageado por sugestão do Dr. Paulo Sérgio Bertoglio.

Essa dinâmica de interação entre iniciativa privada e pública faz parte da história do HBB e é vista ainda hoje. Afinal, as decisões no Bruno Born não são monocráticas, são construídas através de um colegiado de seis pessoas.

“Os membros da diretoria são empreendedores e trazem a expertise adquirida nos seus negócios para o HBB. Tanto é que sempre buscamos inovar e qualificar nossos profissionais”, analisa Gravina.

Esse processo é visto através da história do HBB. Entre os anos 1980 e 90, a instituição passou por um salto de qualidade, com a inclusão de especialidades de alta complexidade. Além disso, durante a gestão de Ernany Vicente Bender Júnior, a infraestrutura do HBB foi ampliada, com a criação de diversos centros, além de dar largada à construção do Centro de Tecnologia Avançada, projetado para oferecer modernos serviços e inaugurado em 2015.

“Hoje, o HBB é considerado o melhor hospital do Brasil em cidades com menos de 100 mil habitantes, fora de regiões metropolitanas. Somos um dos maiores divulgadores da cidade”, conclui Gravina, à frente de uma instituição que historicamente colaborou para a construção da identidade empreendedora de Lajeado.

Assista ao vídeo exclusivo:

Acompanhe
nossas
redes sociais