Um ano da E-Log

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Um ano da E-Log

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A direção da Empresa Pública de Logística Estrela (E-Log) completa um ano à frente da entidade. E a história iniciada em abril de 2022 já apresenta diversas conquistas. Além da cessão de uso de áreas portuárias, da atualização do mapa topográfico do porto, da projeção e realização de congressos, feiras e seminários ligados à logística, e das diversas agendas com autoridades para tratar de melhorias e investimentos no aeródromo e na malha ferroviária, a diretoria e o Conselho de Administração da E-Log também atuam para viabilizar empreendimentos na área da gastronomia e do lazer às margens do Rio Taquari.

Recentemente, o espaço portuário recebeu a visita de dois importantes arquitetos ligados ao escritório de Jaime Lerner, o profissional responsável pela remodelação de parte da orla do Guaíba, em Porto Alegre. Ou seja, a E-Log trabalha em diversas frentes. E, com erros e acertos, e entre críticas e elogios, a empresa pública celebra um ano de muita movimentação e esforço coletivo.


Brandão no PSDB?

Prefeito de Paverama, Fabiano Brandão (PSB) pode trocar de partido em breve. O agente público está próximo de assinar com o PSDB. E um dos “padrinhos” deve ser o deputado federal, Lucas Redecker (PSDB). Ambos conversaram em Brasília durante a Marcha dos Prefeitos.


TIRO CURTO

• Esclarecimento. No dia 5 de maio, o Corregedor-Geral de Justiça, o Desembargador Giovanni Conti, participa de reunião-almoço na Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil). E tal encontro foi organizado pela Acil, OAB e Foro de Lajeado. Em tempo, o grupo pretende debater sobre a elevação para “entrância final” da Comarca local e a busca pela instalação de Varas Regionais. Hoje, por exemplo, a Vara de Execuções Criminais está sediada em Santa Cruz do Sul.

• A assembleia para escolha da nova diretoria do Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat) foi protelada. A data original era ontem. E a projeção é realizar o encontro ainda em abril. Em tempo, Luciano Moresco será reconduzido ao cargo de presidente da entidade.

• O Tribunal de Contas do Estado (TCE) realiza seminário sobre “Nova lei de licitações e contratos”. O evento ocorre em Lajeado, no dia 4 de maio, no auditório do prédio 7 da Univates.

• Já a Federasul anuncia a realização de mais um Fórum Macro Regional (Vales do Taquari, Rio Pardo e Jacuí Centro). O evento ocorre no dia 25 de abril, a partir das 14h, na sede da Acil, em Lajeado.

• Secretário da Fazenda em Estrela, Felipe Diehl (PL) atuou para suspender o pagamento de diárias (para viagens dentro do Estado) dos secretários e CCs, além de proibir horas extras para os servidores. Certo ou errado, técnico ou politiqueiro, o fato é que o estratégico “canetaço” mexeu com os brios de quem se sentiu impactado. Afinal, além de mexer no bolso dos funcionários, a decisão pode colocar os antigos beneficiários como os vilões da história. Ou não?

• É fato. Os prédios históricos em Lajeado estão fadados ao extermínio. São pouquíssimos os bons exemplos de empreendimentos que resguardam as características originais das obras arquitetônicas centenárias. Uma pena.

• O medo instaurado nas escolas após as recentes ameaças em âmbito local e os atentados em âmbito nacional já mudou a rotina escolar na região. Em Lajeado, por exemplo, o Ceat anunciou o aumento no efetivo da empresa de segurança privada e também o fechamento da guarita lateral, localizada na rua Carlos Von Koseritz.

• Aliás, uma importante reunião entre representantes do 22º Batalhão da Brigada Militar e de instituições de ensino ocorre hoje, às 14h30min, no auditório da Secretaria de Educação de Lajeado.

• Também em Lajeado, o PL confirma evento nesta sexta-feira, no CTG Tropilha Farrapa, para filiação de novos correligionários. Entre eles, o secretário de Meio Ambiente, Luís Benoitt, que deixa o PSDB. Diversos políticos estão confirmados, com destaque para o deputado federal e presidente estadual da sigla, Giovani Cherini, e do deputado estadual Rodrigo Lorenzoni.

• Em tempo, a secretária de Saúde de Colinas, Angelita Hermann, irmã do prefeito da cidade, Sandro Hermann (PP), reativou o Partido dos Trabalhadores (PT) no município.

Acompanhe
nossas
redes sociais