STR é a prova de como ações coletivas são essenciais para jornadas empreendedoras

Lajeado Empreendedora

STR é a prova de como ações coletivas são essenciais para jornadas empreendedoras

Idealizado em 1963, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lajeado apresentou seu tradicional supermercado em 1992, uma referência para consumidores e produtores rurais

Por

Atualizado quinta-feira,
13 de Abril de 2023 às 09:13

STR é a prova de como ações coletivas são essenciais para jornadas empreendedoras
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A iniciativa individual e coletiva de empreender é desafiadora e envolve riscos. Por isso, é comum que grupos se organizem para colaborar com empreendedores de cada área. Na agricultura isso não é diferente. É o caso do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Lajeado, que há quase 60 anos atua como instrumento de representatividade para questões sociais, fundiária e habitação para os empreendedores rurais.  

No ano de 1961, a profissão de agricultor ainda nem existia. Foi a necessidade de criar uma instituição que desse respaldo aos agricultores quanto aos aspectos sociais, como aposentadoria, que moveu o primeiro grupo de associados a organizar o STR. Liderados por Teobaldo Stein, primeiro presidente, o sindicato foi oficializado em 1º de julho de 1963. Curiosamente, essa conquista aconteceu antes da fundação da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (FETAG-RS), que aconteceu em outubro daquele ano.

“No início, todas as sociedades começavam com reuniões pequenas. Aqui não foi diferente. Tivemos assessoria jurídica que nos acompanhou na época para que a entidade fosse legalmente constituída”, recorda Lauro Baum, atual presidente do STR. 

A atuação do STR foi essencial para debates sérios e conquistas essenciais, como aposentadoria para as mulheres do campo, obras de infraestrutura nas propriedades e ações sociais, como assistência médica. A partir da Constituição de 1988, convênios por parte do governo federal foram sendo retirados, o que levou o STR a buscar uma alternativa para compor o orçamento em 1992. “O supermercado surgiu pela necessidade. Ou você vai atrás de outra renda para a entidade ou você fecha. Se não houvesse a área comercial, isso aqui em Lajeado não existia mais”, avalia Baum.

O processo de crescimento do setor comercial foi exponencial a partir da adesão dos clientes da região. Desta forma, o supermercado expandiu suas operações e abriu portas em Marques de Souza, Forquetinha, Santa Clara do Sul e Estrela. “Trabalhamos com margens justas e qualidade. Todo o cliente procura por qualidade. Nossos desafios são contínuos, mas temos certeza que colaboramos com os empreendedores do campo e com os consumidores urbanos”, explica Baum.

O compromisso do STR é constante, com o oferecimento de assistência jurídica, cadastros, contratos, entre outras necessidades dos empreendedores rurais. Um típico exemplo de como jornadas coletivas são essenciais para o sucesso de iniciativas empreendedoras individuais.

Assista ao vídeo exclusivo:

Acompanhe
nossas
redes sociais