Adiamento na análise de projeto trava sessão

CÂMARA DE LAJEADO

Adiamento na análise de projeto trava sessão

Alex Schmitt (PP) solicitou mais tempo para analisar proposta, encaminhada pelo Executivo em regime de urgência e que está com prazo encerrado para ser apreciada na casa. Com isso, demais matérias não foram votadas

Por

Atualizado terça-feira,
11 de Abril de 2023 às 22:23

Adiamento na análise de projeto trava sessão
Votações de propostas acabaram proteladas para próximas reuniões. Crédito: HENRIQUE PEDERSINI
Lajeado

Um novo pedido de vistas a um projeto de lei, encaminhado pelo Executivo em regime de urgência, impediu a análise das demais matérias inclusas na sessão legislativa de ontem. Alex Schmitt (PP) solicitou mais tempo para estudo da proposta que cria um Programa de Pavimentação Comunitária. Como o Executivo solicitou a análise em até 30 dias e o prazo está encerrado, o pedido travou a pauta.

O projeto abria a ordem do dia. Durante a votação do pedido de vistas, apenas Carlos Ranzi (MDB) e Marcelo Xavier do Amaral (suplente do MDB) rejeitaram o adiamento. “Não sabia do término do prazo, é algo que muitas vezes passa batido. Mesmo assim, eu pediria vistas pois o projeto não está pronto”, justificou Schmitt. Houve uma paralisação de cerca de 10 minutos para análise jurídica antes da decisão.

Desta forma, antes de votar qualquer outro projeto, a matéria precisa ser apreciada pelos vereadores. Outra hipótese é ocorrer a retirada da proposta ou do regime de urgência por parte do Executivo.

Diante do impasse, não houve possibilidade de votação da permuta que envolve um imóvel onde funciona um bar e hotel junto à Praça do Chafariz, no Centro. A negociação envolve o repasse de três lotes de terras e dinheiro ao proprietário do prédio. A criação da Comissão Permanente de Acessibilidade e Mobilidade Urbana, que estava prevista para a reunião, também foi adiada.

Obras na 386

A redução no volume das obras de duplicação da BR-386 e construção das faixas marginais na rodovia entre Lajeado e Estrela preocupa os parlamentares. Isidoro Fornari (PP) afirmou que busca informações junto à CCR ViaSul, Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e Eurovias sobre o caso.

“Percorri o trecho e vi poucos equipamentos na obra. Não queremos que amanhã ou depois ocorra a paralisação de forma definitiva”, alertou. Jones Barbosa da Silva (MDB) citou a dificuldade de travessia da rodovia nas proximidades da Fruki. Heitor Hoppe (PP) criticou a concessionária e lembrou dos riscos pelas condições atuais do trecho. “Estão trocando segurança por politicagem”, sentenciou.

Os vereadores também chamaram a atenção para a segurança nas escolas de Lajeado, após casos recentes de violência país afora. Alguns reivindicaram que sejam disponibilizados agentes para garantir a tranquilidade da comunidade escolar. Ana da Apama (MDB) sugeriu a obrigatoriedade de vigilância em todas as instituições municipais.

Acompanhe
nossas
redes sociais