Palometas avançam para águas do Forqueta

Opinião

Felipe Neitzke

Felipe Neitzke

Coluna aborda os destaques relacionados ao agronegócio

Palometas avançam para águas do Forqueta

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A pesca de palometa no Rio Forqueta, entre Marques de Souza e Travesseiro, reacende alerta sobre a presença de peixes carnívoros na região. Até então, os registros mais recentes eram de maio de 2021 em Taquari e Bom Retiro do Sul. Embora não seja considerada uma situação alarmante por especialistas da área, há o temor de desequilíbrio ambiental. Isso porque, não há predadores naturais para as palometas (Serrasalmus maculatus) nas bacias hidrográficas do estado.

Uma das possibilidades seria o dourado agir como predador. O fato é que gera preocupação entre pescadores. A orientação das autoridades é que seja informado o escritório local da Emater/RS-Ascar e o Ibama quando encontrada uma palometa. No caso do Rio Forqueta, a presença da espécie de piranha foi constatada por Edilar (foto) e Jaqueline Granna. A palometa pesa pouco mais de 200g, é a primeira capturada pelo casal.


Erva-mate e o potencial de bioherbicida

Uma pesquisa da Univates divulgada no ano passado apontou que extratos da erva-mate têm potencial como herbicida natural. Essa característica seria capaz de controlar a infestação de buva em lavouras de soja, por exemplo. Agora, a universidade busca bolsistas para atuar no desenvolvimento do projeto de bioherbicida.

O trabalho é coordenado pela professora Elisete Maria de Freitas e tem o apoio da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict) do Rio Grande do Sul. O desenvolvimento desse produto surge como alternativa para reduzir o uso de químicos em lavouras.


De olho no mercado internacional

O setor da proteína animal mira o mercado externo. Com a habilitação de plantas industriais para a China, a expectativa é incrementar o volume de vendas a receita. Essa é apontada para contornar, ou, ao menos, aliviar os impactos do custo de produção. Ainda assim, os reflexos na cadeia produtiva de aves e suínos devem ser percebidos somente no segundo semestre. O cenário ainda é de incertezas, em especial, pela economia global como um todo.


Tradição familiar na produção de mel

As agroindústrias de Venâncio Aires faturaram cerca de R$ 50 mil durante a Expoagro Afubra no mês passado. Entre as participantes, a Casa do Mel Schwendler. O empreendimento com tradição de oito décadas passa por modernização. Ainda esta semana, foi inaugurada a ampliação da agroindústria. À frente do negócio, Edson Schwendler detalha os planos de expansão na segunda-feira, 10, durante o quadro Agro em Pauta, da Rádio A Hora 102.9.


Agricultores mobilizados

A demora em repasses do governo federal para socorrer agricultores impactados pela estiagem motivou protesto na capital. O ato na quinta-feira, 30, contou com produtores familiares do Vale do Taquari. Ao todo, cerca de 2,5 mil agricultores participaram.

Segundo a Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag/RS), o pacote de R$ 430 milhões anunciado pela União é insuficiente e ainda não chegou aos municípios. Em meio ao protesto, o governador Eduardo Leite confirmou anistia do programa Troca-Troca de Sementes e ampliar desconto no segmento de forrageiras. Caso nos próximos dias não avance o pedido de socorro dos agricultores, a promessa é retomar manifestações.

 

Acompanhe
nossas
redes sociais