Trajetória da Brincasa mostra que o sucesso é reflexo da confiança e potencial investidos no negócio

Lajeado Empreendedora

Trajetória da Brincasa mostra que o sucesso é reflexo da confiança e potencial investidos no negócio

Loja de brinquedos nasceu em 2007, em Venâncio Aires, a partir do sonho da proprietária em ter o próprio negócio, e hoje já conta com diversas filiais na região

Por

Atualizado quinta-feira,
06 de Abril de 2023 às 10:14

Trajetória da Brincasa mostra que o sucesso é reflexo da confiança e potencial investidos no negócio
Patrícia Luiza Ely e Paulo Daniel Johann acreditaram no potencial da empresa, e hoje colhem os frutos deste investimento. (FOTO: Anderson Lopes)

O sucesso de um empreendimento é resultado da paixão e comprometimento investidos ao longo dos anos. É o caso da Brincasa, loja de brinquedos e bazar que começou em Venâncio Aires no ano de 2007 com os proprietários Patricia Luiza Ely e mais tarde Paulo Daniel Johann, e hoje atende os Vales do Taquari e Rio Pardo.

O início da jornada empreendedora de Patrícia começou com o pai, Jorge Ely, ainda na infância. Ele, que na época trabalhava em uma fábrica de calçados em Santa Clara do Sul, sempre quis ter um negócio próprio. Tanto é que durante o intervalo do expediente vendia produtos vindos do Paraguai para os colegas de trabalho no porta malas do carro. 

“No tempo que eu tinha livre, comecei a ajudar ele. Evoluímos e peguei gosto pelo negócio. Nos finais de semana, íamos de casa em casa oferecer os produtos pelo interior. Com o tempo, achamos melhor montar uma loja. E foi o que fizemos, em 2000”, relembra.

Depois de ajudar no trabalho do pai desde os 15 anos, Patrícia resolveu empreender. Na época, com 25, percebeu que poderia trazer produtos melhores para a operação. A ideia era vir para Lajeado, mas os aluguéis ainda eram muito caros. A solução veio através de uma tia que morava em Venâncio Aires e conseguiu uma sala comercial disponível para aluguel. 

“Queria que meu pai fosse meu sócio, mas ele não aceitou. Eu tinha a minha ambição. Se eu quisesse, teria que seguir do meu jeito. Em 2007 inaugurei a primeira Brincasa, em Venâncio, que na época se chamava Mil Coisas”, recorda.

O início foi difícil. Um dos casos aconteceu com um fornecedor da Mattel, uma das principais companhias de brinquedos do mundo. Depois de muita insistência, conseguiu uma visita do supervisor nacional da marca. “Ele perguntou por quê eu tinha chamado ele ali. A visita foi um divisor de águas. Queria mostrar que tinha potencial. Hoje somos um dos maiores vendedores de Mattel da região”, conta.

A vinda para Lajeado aconteceu há treze anos, quando a operação em Venâncio já era bem conhecida na região e já havia expandido para uma loja maior. Durante um passeio, Patricia e Daniel viram que a sala em Lajeado estava para alugar. Foi nessa época que Daniel deixou o antigo emprego em uma empresa de informática para se dedicar de forma integral ao novo negócio.

“Eu já ajudava a Patrícia, mas muito indiretamente. Meu negócio não era atender pessoas. Quando abrimos em Lajeado, informatizamos tudo. Sempre fui muito rigoroso com a qualidade dos produtos. Quando tu compra algo para um filho, tu não quer que o produto seja ruim”, explica.

Sete anos depois da inauguração como Brincasa, a empresa já conta com filiais em Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires e Montenegro, além do Centro de Distribuição e uma papelaria em Lajeado.  “O segredo é acreditar no sonho e trabalhar pra isso”, conclui Patrícia, prova de que o sucesso de um negócio é reflexo direto da vontade de vê-lo dar certo. 

Assista ao vídeo exclusivo:

Acompanhe
nossas
redes sociais