O influencer anônimo

Opinião

Miguel Lucian

Miguel Lucian

O influencer anônimo

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Ao ler o título, provavelmente lhe veio em mente algum famoso das redes sociais que dá dicas dos mais variados assuntos, um “digital influencer”. São chamados assim porque geram uma certa influência sobre seus seguidores e sobre seus comportamentos.

As redes sociais trouxeram fama e fortuna para muitos pelo simples (ou nem tão simples) fato de captarem a atenção das grandes massas e transformar isso em vendas de produtos, cursos, serviços e faturando ainda com anúncios e publicidade. Isso acontece nas mais variadas áreas: esporte, finanças, moda, culinária, viagens… Se apresentam como “especialistas” no assunto e buscam nos ensinar uma nova forma ou um jeito melhor de executar determinada ação. Mas bem, não é sobre eles que este texto trata.

Nós, seres humanos, somos influenciáveis. Sofremos influência o tempo todo, onde quer que estejamos. E como vivemos em sociedade, acabamos aprendendo e adotando comportamentos e hábitos que observamos em pessoas que estão ao nosso redor. Com certeza você já ouviu aquela teoria do escritor Jim Rohn que afirma que “somos a média das 5 pessoas que mais convivemos”, mas eu gosto de observar além desse número.

Convivemos eventualmente com centenas de pessoas e, independente de grau de instrução, condição social, idade, profissão e numero de seguidores, todas podem nos ensinar alguma coisa se observarmos, termos paciência de ouvir e humildade de nos auto avaliarmos. Todas as pessoas podem nos influenciar de alguma forma, nos ensinar algo e abrir a nossa mente para uma nova forma de raciocinar ou complementar nossas ideias.

Observe ao seu redor agora e repare em alguém que você já conhece. Mesmo que a relação entre vocês possa não ser de muita proximidade, tem algo que pode aprender com ela. A forma com que trata os outros, o cuidado que tem com seu corpo, a dedicação nos estudos, a valorização da família, a organização financeira, o planejamento de carreira, o gosto pela culinária, enfim.. inúmeros exemplos do que pode ser contemplado e admirado.

Da mesma forma, você também tem aspectos que são admiráveis e que, mesmo sem saber, está influenciando e inspirando pessoas ao seu redor.
“Ninguém é tão inteligente que não tenha nada a aprender e nem tão ignorante que não tenha nada a ensinar”.

Todos somos “influencers”, talvez não digitais, nem famosos e muito provavelmente sem receber por isso, mas temos o poder de influenciar quem está próximo. Isso vale para coisas boas e ruins, mas vamos pensar apenas na primeira opção. No quanto carregamos comportamentos e atitudes de alguém que já nos influenciou e no quanto podemos influenciar o universo mais próximo.

Gosto de imaginar isso como uma corrente do bem: aprendemos muito com tantos e obtemos a possibilidade de transmitir para muitos. Talvez não tenha se dado conta, mas seja amigo, vizinho, parente, seguidor, colega, não importa: alguém se inspira em você!

Você é um influencer anônimo!

Acompanhe
nossas
redes sociais