“Ciclorotas” para o  bem-estar em Lajeado

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

“Ciclorotas” para o bem-estar em Lajeado

Por

O projeto de remodelação da principal rua comercial de Lajeado visa maior segurança e estímulo aos ciclistas. Nesta semana, e em resposta aos questionamentos dos vereadores, a Secretaria de Planejamento e Urbanismo (Seplan) encaminhou ofício ao Legislativo para reforçar que “estão sendo realizados estudos para a implantação de ciclorrotas (compartilhamento entre carros e bicicletas) na rua Júlio de Castilhos.

Além disso, também estão sendo elaborados estudos para melhoria das ciclovias e ciclofaixas existentes”. A ideia é ampliar ao máximo as condições e extensões das pistas para bicicletas. E entre os planejamentos está a interligação entre os principais parques e áreas verdes da área central. Aliás, tem gente querendo levar isso até outros pontos da cidade. Como por exemplo, o campus da Universidade do Vale do Taquari (Univates).

Crédito: Divulgação


Mapa de acidentes

O governo de Lajeado realiza um mapeamento dos acidentes de trânsito nas avenidas, vias e esquinas do perímetro urbano. A compilação de dados envolve a Brigada Militar e o Departamento de Trânsito, sob a coordenação das secretarias de Segurança Pública e de Planejamento e Urbanismo. Com os pontos mapeados, o poder público deve iniciar um projeto para viabilizar novas ferramentas de segurança para os motoristas, pedestres e afins. Um trabalho necessário e que precisa servir de exemplo aos demais municípios.

Sobre a análise do Executivo lajeadense, os primeiros prognósticos devem ser apresentados na próxima semana. E, entre alguns pontos já verificados – e isso não surpreende a ninguém –, a famigerada esquina das ruas Pedro Kolling com a Emílio Conrad, no bairro Moinhos, cuja preferencial passou à primeira em 2014.


TIRO CURTO

• As eleições municipais de 2024 já iniciaram no Vale do Taquari. As articulações estão bastante agitadas e muitas definições já são apresentadas como fatos concretos. Embora todos saibam que isso é uma grande utopia.

• Em Lajeado, por exemplo, Gláucia Schumacher (PP), Sérgio Kniphoff (PT) e Ricardo Giovanella (MDB) são alguns nomes cotados para concorrer ao cargo máximo da prefeitura. Em Teutônia, Jonatan Brönstrup (PSDB) e Renato Altmann – que deve assinar com o PSD – também largam na frente nas “casas de aposta” do Vale do Taquari. Claro, Celso Forneck (PDT) pode concorrer à reeleição ou mesmo apoiar a atual vice-prefeita, Aline Röhrig Kohl.

• Em Estrela, o governo municipal protocolou na câmara um projeto de lei que autoriza a doação de uma área de terras para a empresa Nutritec. Avaliada em R$ 533 mil, o terreno de 24,5 mil metros quadrados fica na localidade de Novo Paraíso. Entre as contrapartidas, a empresa que já está instalada no Porto de Estrela precisa iniciar a construção da nova matriz em até um ano.

• A prisão do suplente de vereador e ex-motorista do prefeito de Fazenda Vilanova, acusado de participar de um esquema criminoso de estelionato contra idosos, gerou muito impacto na política local. O ex-CC tem muito prestígio entre agentes da alta cúpula do governo municipal. Aliás, seria prudente uma manifestação oficial por parte da administração. Afinal, a investigação aponta que o suspeito se utilizava do cargo para cometer as supostas irregularidades.

• Vereador em Lajeado, Marcos Schefer (MDB) solicita mais atenção ao governo municipal. Em resumo, ele pede que seja notificado o dono do terreno localizado na esquina da Rua Júlio May com a Rua Bento Gonçalves, “local onde tem uma antena”, “para que o mesmo faça a limpeza e roçada, pois o mato está altíssimo no local”. O ponto fica ao lado da prefeitura.

Acompanhe
nossas
redes sociais