Assembleias regionais reúnem associados da Dália

Produzido por AI Dália

Assembleias regionais reúnem associados da Dália

Foram realizados seis encontros nos vales do Taquari e Rio Pardo. Assembleia Geral Ordinária será sexta-feira, dia 31

Apresentado por

Em seis assembleias nos dias 8, 9, 15, 16, 22 e 23 de março, a Dália Alimentos reuniu associados em Santa Cruz do Sul, Progresso, Arroio do Meio, Anta Gorda, Encantado e Guaporé para apresentar os balanços da cooperativa, o momento econômico do setor de proteína animal e os projetos previstos para o ano. O próximo encontro será a Assembleia Geral Ordinária (AGO), que ocorre na sexta-feira, dia 31.  

 

Setor Carnes

Nas assembleias, o presidente Executivo da Dália, Carlos Alberto de Figueiredo Freitas, explicou que o Setor Carnes enfrenta uma crise há dois anos. “As agroindústrias brasileiras tiveram anos muito bons em 2019 e 2020, quando a China sofreu com a Peste Suína Africana e foi a maior importadora de proteína do mundo”, recordou. Porém, em 2021, o país conseguiu reestabelecer a produção e ocorreu uma ‘superoferta’ de carne suína no mundo, resultando na baixa do preço.

 

Crise no setor

O presidente Executivo lembrou que o motivo inicial da crise foi a queda da economia mundial causada pela pandemia. “O setor produtivo teve que interromper a produção em 2020 e parte de 2021. No momento que as indústrias retomaram e buscaram por insumos, encontraram um mercado com escassez, o que ocasionou a subida dos preços.” Além disso, a pandemia afetou o poder de compra dos brasileiros. 

 

Outros fatores negativos foram a guerra entre Rússia e Ucrânia e o custo da logística para trazer grãos ao RS, prejudicando o comércio de milho, trigo e fertilizantes e, consequentemente, elevando os preços desses insumos. Por isso, foram necessárias ações para contornar, em parte, os reflexos dessas adversidades. “Em relação aos suínos, diminuímos o abate, exportamos menos e produzimos mais embutidos, que têm mais valor agregado”, explicou Freitas.

 

Prestação de contas e novos projetos 

O presidente do Conselho de Administração, Gilberto Antônio Piccinini, prestou contas sobre o Programa de Retribuição Social e do Benefício de Sócio Fundador. Também citou os três novos projetos da Dália, que envolvem visitas de jovens e adolescentes para conhecerem a cooperativa. “Recebi a visita de uma criança de apenas 4 anos, querendo conhecer a empresa. A partir disso, vi que precisamos aproximar nossos jovens, filhos de associados, para que realmente se interessem pela atividade agropecuária.” 

 

Museu do Suíno

Outro fato destacado por Piccinini foi a doação do Museu do Suíno para a Dália, contemplada com 32 mil peças relacionados à história da suinocultura. “Estamos recebendo todo o acervo desde o ano passado. O museu ficará exposto no Parque João Batista Marchese, por meio de uma parceria firmada com a Administração Municipal de Encantado”, salienta.

 

LEGENDA:

Gilberto Piccinini destacou novos projetos focados nos adolescentes e jovens

 

crédito: Kástenes R. Casali/divulgação