Amturvales elege novo presidente hoje

ORGANIZAÇÃO TURÍSTICA

Amturvales elege novo presidente hoje

Em seu “melhor momento”, entidade renovará diretoria em assembleia na prefeitura de Encantado. Leandro Arenhart deixa presidência. Vice, Charles Rossner é o mais cotado para assumir o cargo

Por

Amturvales elege novo presidente hoje
– Criada em março de 1995, a Amturvales iniciou tendo, em seu quadro associativo, apenas prefeituras municipais. A iniciativa privada passou a integrar a entidade a partir de 1999, com a participação de hotéis, restaurantes, agências, entre outros; – Teve como primeiro presidente o ex-prefeito de Encantado, Adroaldo Conzatti, falecido em 2021. Desde então, teve mais dez presidentes, incluindo o atual, Leandro Arenhart, eleito pela primeira vez em 2019 e reeleito em 2021; – A Amturvales desenvolve um trabalho que valoriza a diversidade do turismo local, coordena e promove uma série de ações que buscam também uma integração regional, além de incentivar e orientar investidores. Crédito: Rodrigo Gallas
Vale do Taquari

Após quatro anos de atuação, Leandro Arenhart deixa a presidência da Associação dos Municípios para o Turismo da Região dos Vales (Amturvales). A entidade promove assembleia geral hoje, às 16h30min, no auditório Itália, localizado na sede do poder executivo de Encantado. A eleição da nova diretoria será o ponto alto da reunião.

O provável substituto de Arenhart na presidência é o atual vice, Charles Rossner, que deve encabeçar a chapa única ao pleito de hoje. Proprietário de uma agência de viagens em Teutônia há mais de uma década, ele também ocupa, desde o ano passado, o cargo de secretário de Turismo de Encantado.

Perto de completar 30 anos, a Amturvales vive um momento especial. Fruto de um trabalho iniciado na gestão anterior, época em que a entidade tinha menos de 20 associados. Hoje, 36 municípios fazem parte. Além disso, teve protagonismo em debates relacionados ao setor e também na estruturação de empreendimentos.

Em entrevista ao programa “Frente e Verso”, da Rádio A Hora 102,9, Arenhart e Rossner fizeram uma avaliação da atual gestão e dos desafios para o futuro, tanto da entidade quanto do turismo regional. “A Amturvales cumpriu o seu papel. De boar gás e fazer o empreendedor acreditar, porque ele é quem faz a roda girar. E ele é o nosso recepcionista”, destaca.

Mais próxima dos negócios

Para Arenhart, um dos acertos da Amturvales foi, quando ocorreu a reformulação da diretoria, focar na iniciativa privada. “Eles é quem perpetuam o processo. E os prefeitos mantém a estrutura da entidade, pagando uma pequena mensalidade que varia dependendo do tamanho da população. E o Charles, se assumir, tem a mesma ideia. Tem que estar focada nisso”, afirma.

Rossner também segue nesse raciocínio. Por isso, acredita que é fundamental o apoio dos municípios associados. “Enquanto os governos mudam a cada quatro anos, os empreendedores, com negócios bem geridos, tendem a se perpetuar. Por isso, é importante os municípios estarem dentro da associação para beneficiar seus empreendedores”, salienta.

Hoje, a arrecadação mensal da Amturvales chega a R$ 40 mil, apenas com recursos das prefeituras associadas. Já a atuação da diretoria é voluntária. “Quando assumi, falei para minha esposa que seria só meio dia por semana. E, 30 dias depois, já ocupava três, quatro dias da semana. Mas tinha essa necessidade, pois eu via muito potencial nos municípios”, recorda Arenhart.

A Amturvales

– Criada em março de 1995, a Amturvales iniciou tendo, em seu quadro associativo, apenas prefeituras municipais. A iniciativa privada passou a integrar a entidade a partir de 1999, com a participação de hotéis, restaurantes, agências, entre outros;

– Teve como primeiro presidente o ex-prefeito de Encantado, Adroaldo Conzatti, falecido em 2021. Desde então, teve mais dez presidentes, incluindo o atual, Leandro Arenhart, eleito pela primeira vez em 2019 e reeleito em 2021;

– A Amturvales desenvolve um trabalho que valoriza a diversidade do turismo local, coordena e promove uma série de ações que buscam também uma integração regional, além de incentivar e orientar investidores.

Acompanhe
nossas
redes sociais