Um presidente ao Codevat

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Um presidente ao Codevat

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A região sempre se destacou pela formação de novos líderes à frente das mais diversas entidades. É uma característica local e que sempre foi preponderante ao desenvolvimento regional. Mas, e isso não é de hoje, as nossas cidades estão um pouco carentes de nomes dispostos ao necessário trabalho voluntário.

E um dos exemplos pode afetar em cheio o importante Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari, o nosso Codevat. Atual presidente, Luciano Moresco assumiu em 2021 e não pretende seguir à frente da entidade. Ele pretende se dedicar integralmente aos negócios particulares e à família. E o pior. Por ora, não há nomes interessados em assumir a missão. E as eleições precisam ocorrer em março. Diante do quadro adverso, a diretoria estuda protelar o pleito interno para o mês de abril, e assim ganhar mais tempo para encontrar um sucessor para Moresco.


TIRO CURTO

• Em Encantado, o projeto que denomina a Praça da Bandeira de Encantado de “Praça da Bandeira Adilar Giuseppe Bertuol” foi retirado do plenário. O Executivo planeja homenagear o ex-prefeito em outro local público.

• Também em Encantado, a vereadora Andresa de Souza (MDB) encaminhou pedido de informações ao Executivo para solicitar detalhes do contrato com a empresa terceirizada Arki, que também atua em Lajeado e Estrela. Ela quer a relação total de funcionários e dos salários.

• O governo de Lajeado pretende inaugurar hoje a “superparada” da Av. Benjamin Constant. Mas não há clima para qualquer celebração. A demora na construção de um equipamento básico para o sistema de transporte público coletivo é injustificável. Passageiros aguardaram mais de um ano por um mínimo de dignidade neste trecho da cidade. Portanto, é vergonhoso celebrar tal fato.

• Em Teutônia, o prefeito movimentou o secretariado nos últimos dias. Além de Guilherme Engster, que assumiu a pasta da Indústria e Comércio, Jair Roberto Welter, o popular Pivi, foi confirmado como o novo Secretário de Cultura, Esporte e Lazer.

• Também em Teutônia, o vereador Vitor Krabbe (PDT) sugere homenagem ao aluno Guilherme Bruxel Stertz, da EMEF Professor Teobaldo Closs, o único estudante da rede pública do Vale do Taquari a conquistar o ouro do Programa de Iniciação Científica da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas.

• Ainda em Teutônia, o vereador Hélio Brandão da Silva (PTB) solicitou autorização do plenário para realizar viagem a Brasília, com pagamento de diárias, no dia 26 de março de 2023, com volta prevista para o dia 30 de março de 2023. Segundo ele, a ida servirá para “apresentar demandas e solicitar recursos oriundos de emendas parlamentares para o município”.

• Vice-governador do Estado, Gabriel Souza (MDB) será o próximo palestrante na Reunião-Almoço da Associação Comercial e Industrial de Lajeado. O encontro ocorre no dia 28 de março. Já o governador, Eduardo Leite (PSDB), deve ser confirmado como painelista de evento semelhante promovido pela Câmara de Comércio, Indústria, Serviços e Agronegócio (Cacis) de Estrela, e que deve ocorrer entre abril e maio.

• A Câmara de Dirigentes Lojistas de Taquari/Tabaí promove o 1º Congresso de Negócios. Dado Schneider, Giane Guerra, Duda Streb, Paulinho Mixaria e Augusto Fleck são algumas atrações. O evento ocorre no dia 23 de março, e é alusivo aos 50 anos da entidade.

Acompanhe
nossas
redes sociais