Contratação via Arki garante rapidez para preencher vagas, justifica Caumo

EDUCAÇÃO

Contratação via Arki garante rapidez para preencher vagas, justifica Caumo

Conforme o prefeito de Lajeado, admissão por terceirizada, sem a obrigação de vinculação vitalícia, é alternativa para vagas urgentes

Por

Atualizado segunda-feira,
13 de Março de 2023 às 12:29

Contratação via Arki garante rapidez para preencher vagas, justifica Caumo
Marcelo Caumo, prefeito de Lajeado (Foto: Rodrigo Gallas)
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo justificou a contratação de profissionais para compor o quadro da Educação via empresa terceirizada, a Arki. Em entrevista ao programa Frente e Verso, da Rádio A Hora 1023.9, na manhã desta segunda-feira, 13, explica que o serviço adicional fora do quadro efetivo tem caráter urgente para atender crianças com necessidades especiais. “O processo para contratação de concursados dura no mínimo 40 dias, enquanto a contratação por meio de terceirizada é executável em 48h.”

LEIA MATÉRIA COMPLETA

Esta é, segundo o chefe do Executivo, a área com a maior rotatividade. “Ao longo dos anos tivemos muitos problemas de preenchimento de toda grade da educação, principalmente depois da pandemia. No ano passado, foi uma dificuldade tremenda, sendo normalizada somente em agosto.”

A partir disso, decidiram fazer a licitação para contratar empresa terceirizada, de forma a garantir melhor qualidade no atendimento aos estudantes. Caumo destaca que o concursado, quando sai de licença, não tem substituto. Já via terceirizada o que importa é a atividade e a empresa recompõe a falta do profissional. Neste ano, a grade está praticamente completa.

O contrato com empresa privada estipula até 350 vagas para assistentes educacionais e investimento de até R$ 20 milhões por ano. A seleção para servidoras ocorreu no segundo semestre do ano passado e a homologação dos resultados ocorreu em 20 de outubro.

O edital previa duas vagas para monitoria de ensino e formação de cadastro reserva com duração de dois anos, prorrogável por igual período. Ao todo, são 156 pessoas aprovadas no concurso. As classificadas para ocupar vagas prometem ingressar na Justiça para garantir chamamento por parte do Executivo.

Assista a entrevista na íntegra

Acompanhe
nossas
redes sociais