Falta das conversas de bar

Opinião

Fabiano Conte

Fabiano Conte

Jornalista e Radialista

Falta das conversas de bar

Por

O ano de 2023 é crucial para os gestores municipais. Os prefeitos em segundo mandato farão esforço para eleger seus sucessores e os marinheiros de primeira viagem vão querer se reeleger. Quanto menor for a distância entre o governante e o povo, mais eficiente será sua gestão. As conversas de bar são o grande termômetro de como anda um governo municipal. O sociólogo Renato Zanella é especialista nisto e sempre que possível andava de ônibus e ia nos bares para ouvir a conversa das pessoas. Com isso, conseguiu assessorar e eleger vários prefeitos ao longo dos anos. Os papos de botequim são importantes, especialmente nas cidades pequenas. Governadores e presidente também necessitam dessas conversas.

Sem contato

Dias atrás troquei ideia com um prefeito e ele relatou que não abria mão do jogo de carta com amigos (leia-se eleitores) todo sábado a tarde. “De um jeito ou de outro fico sabendo tudo que acontece, de bom ou de ruim”, confidenciou. Ao chegar no terceiro ano dos atuais mandatos é nítido os prefeitos que têm andado pelos “bares” e aqueles que estão longe das pessoas. Se não mudarem a lógica, o 2024 será cruel com os distantes.

“Ao chegar no terceiro ano dos atuais mandatos é nítido os prefeitos que têm andado pelos ‘bares’ e aqueles que estão longe das pessoas.”

Estas mulheres

Simone e Maria Eduarda são as que me aturam em casa. Rosana, Bianca, Laura, Ana Clara, Luciane, Raica, Bibiana, Júlia, Luísa, Karine são as que convivo na redação do rádio e do jornal. Taciana é a que ouve minhas histórias da rua, quando chego ou saio da empresa. Tem a Lisi, nossa RP; a Leila e a Tânia do Comercial. As gurias do estúdio Alfa, Simone, Fernanda, Jéssica, Gláucia e Nathalia. As do escritório, Fran, Simone, Renata, Gracieli, Patrícia, Mauren e as Letícias. E a dona Veleda, que deixa tudo limpinho e arrumado. A estas mulheres, minha homenagem pelo dia de hoje. Vocês merecem todo reconhecimento.

Jurados de peso

(Foto: FERNANDA PETERS)

No concurso para escolha da rainha e princesas de Imigrante, prefeito Germano Stevens recebeu o presidente da Assembleia Legislativa, Vilmar Zanchin, e o prefeito de Estrela e presidente da Amvat, Elmar Schneider. Ambos foram jurados. O deputado estadual foi o mais votado na cidade de Imigrante na eleição passada, com 379 votos. Prefeito de Santa Clara do Sul, Paulo Kohlrausch, também prestigiou o evento. O registro fotográfico é de Fernanda Peters.

De manhã

Desde esta semana, as sessões da Câmara de Vereadores de Travesseiro estão ocorrendo as segundas-feiras pela manhã, com início às 8 horas. Antes, era às 13h30. Os vereadores apostam nas redes sociais como forma de atingir o público já que a presença era pequena.

Com a grana

O presidente Lula (PT) e nove governadores, entre eles o gaúcho Eduardo Leite, estão entre os brasileiros com dinheiro “esquecido” em instituições financeiras ou em grupos de consórcio que foram cancelados. A grana foi liberada pelo Banco Central desde terça- feira, 7. A estimativa do BC é que o valor total de créditos a receber pelos correntistas pode ultrapassar os R$ 6 bilhões e são devidos a mais de 38 milhões de brasileiros (CPF) e 2 milhões de empresas (CNPJ).

Mandou mal

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro mandou mal sobre as joias presenteadas pela família real saudita. Deveria ter declinado do presente ou mandado para inclusão ao patrimônio da União. Tentação e ostentação falaram mais alto.

Hora de estudo

Não critico o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, que mandou bloquear o acesso de 5,5 mil escolas públicas a redes sociais como TikTok e a streamings como Netflix, GloboPlay. Escola é local de estudo e precisa de controle destes acessos. Pode ter exagerado na dose, talvez tivesse que ficar liberado como fonte de estudo e com autorização dos professores apenas. Mas não foi de todo errado.

Opinião

Quando alguém me diz “sem comentários”, já sei o que quer dizer.

Acompanhe
nossas
redes sociais