Calçamento da Júlio de Castilhos

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

Calçamento da Júlio de Castilhos

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Há 50 anos

Cinco décadas atrás, a administração de Estrela fazia calçadas em diversas ruas da cidade. A primeira delas seria a Júlio de Castilhos, já que a via dava acesso ao Centro Educacional Estrela da Manhã e à Faculdade de Educação. Na época, a obra custaria 200 mil cruzeiros, com terraplanagem, aterro, preparação do cordão e colocação dos paralelepípedos.

Enquanto isso…

A manifestação na Rússia antecedeu a Revolução de 1917( Foto: Reprodução)

História do Dia da Mulher – Em 8 de março de 1917, mais de 90 mil operárias russas foram às ruas para reivindicar melhores condições de trabalho e de vida. O evento ficou conhecido como “Pão e Paz”, já que ocorreu em meio às dificuldades enfrentadas durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Apesar da data de 8 de março ser a oficial, muitos outros movimentos foram organizados antes disso pela luta dos direitos femininos. Nova Iorque foi palco de uma grande greve em 1908 e Copenhagen sediou a Conferência Internacional de Mulheres Socialistas em 1910. Mas foi em 1911 que uma tragédia deu força ao movimento, quando 146 mulheres morreram em um incêndio numa fábrica dos Estados Unidos. Quase 50 anos atrás, em 1975, a ONU definiu 8 de março como o Dia Internacional da Mulher.

Há 20 anos

Trilha de Jipeiros em Estrela

(Foto: ARQUIVO MUNICIPAL DE LAJEADO/O INFORMATIVO)

O Jeep Clube do Vale do Taquari organizava a 14a edição da Trilha Oficial de Jipeiros. A concentração iniciava no Parque Princesa do Vale, no Centro de Estrela, mas o trajeto seguia por 40 quilômetros em localidades do interior e de Bom Retiro do Sul.

A trilha ocorria no sábado, enquanto as provas de cross, que integravam a primeira etapa do Campeonato Sul Brasileiro, aconteciam no domingo, no Camping João do Mato, mais conhecido como Cia Bar. Na época, Igor Weidlich era presidente do Jeep Club do Vale.

Naquela edição, mais de duas mil pessoas compareceram ao evento. A trilha reuniu 94 jipeiros, enquanto o campeonato de cross recebeu 15 veículos.

Perigo no centro de Lajeado

(Foto: ARQUIVO MUNICIPAL DE LAJEADO/O INFORMATIVO)

Há 20 anos, uma jovem de 19 anos, Carla Bergonsi, havia sido morta com uma bala perdida durante a madrugada, no centro de Lajeado. Naquela época, a rua Júlio de Castilhos e as avenidas Benjamin Constant e Alberto Pasqualini reuniam muitos jovens durante a noite, em especial, ao redor do Posto Faleiro.

Devido à tragédia, a polícia aumentava o patrulhamento na região e organizava uma ronda especial para as madrugadas. Naquele tempo, muitos tiroteios e brigas já haviam sido registrados no Centro.

Hoje é

  • Dia Internacional da Mulher

Santo do dia:

  • São João de Deus

 

Acompanhe
nossas
redes sociais