Clínica de reabilitação no bairro Imigrante

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

Clínica de reabilitação no bairro Imigrante

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Há 20 anos

Vinte anos atrás, o local da instituição era alvo de críticas dos moradores do entorno. Conforme o Jornal O Informativo, o Centro Terapêutico São Francisco havia sido fundado por voluntários em 1996, para tratar dependentes químicos e alcoólatras, muitos com passagem pela Justiça. Isso preocupava os moradores do bairro Imigrante, de Lajeado, que há anos conviviam com os internos da clínica.

Conforme o coordenador-geral do centro, Deoclides Pretto, na época, haviam cerca de 30 internos. Eles ficavam seis meses no local e tinham direito a visitas mensais, mas não podiam ultrapassar os limites do terreno ou sair da casa sem autorização. O Centro Terapêutico São Francisco existe até hoje e ainda funciona no bairro Imigrante de Lajeado.

Enquanto isso…

Reator termonuclear – Os Estados Unidos e a China se juntavam ao projeto de construção do Reator Internacional de Energia Termonuclear. O programa também reunia a União Europeia, a Rússia, o Canadá e o Japão. Chamado de ITER, o projeto objetivava desenvolver um sistema capaz de gerar energia a partir da fusão nuclear, o mesmo mecanismo que alimenta as estrelas. O ITER existe ainda hoje e a previsão é de que o reator esteja pronto em 2025, na França.

Há 50 anos

Rivalidades entre Lajeado e Estrela

(Foto: reprodução)

Os jornais da época atentavam para as animosidades entre os governos de Lajeado e Estrela, em especial, entre os prefeitos das duas cidades. Alípio Hüffner, de Lajeado, pertencia à Arena, e Gabriel Mallmann fazia parte do MDB, chamado de Oposição, na época.

O Jornal Nova Geração de 1973 noticiava sobre uma reunião da Amvat (Associação dos Municípios do Vale do Taquari), quando foi eleito o novo presidente da entidade. “De certa forma, causou surpresa a eleição do prefeito de Encantado, Evaldo Zilio, para o cargo”, descrevia o NG.

A expectativa era de que Hüffner fosse o escolhido, sob a indicação do prefeito de Cruzeiro do Sul, Manoel Ruschel. Entretanto, na reunião entre os 28 membros da Amvat, 16 votaram a favor do prefeito de Encantado, que havia sido indicado por Gabriel Mallmann. O NG noticiava o fato como a “primeira vitória política de Gabriel”.

O caso do aeroporto

Estrela defendia a construção do aeroporto do Vale nas proximidades do futuro Porto de Estrela, no chamado entroncamento hidro-rodo-ferroviário. O prefeito da cidade e um piloto do aeroclube tinham ido a Porto Alegre para dialogar com o Diretor do Departamento Aeroviário.

Na reunião, foram informados de que o DA “sofria uma imensa pressão política para que o aeroporto fosse transferido para Cruzeiro do Sul, mesmo sabendo que aquele local não oferecia as condições necessárias para a instalação”. Conforme o NG, o Diretor do DA explicou que “determinado prefeito da região está movimentando todos os meios para a transferência, e não é Manoel Ruschel”.

Enquanto isso…

Eleições para o Congresso no Chile – Há 50 anos, os eleitores chilenos iam às urnas para votar nos nomes do Congresso Nacional. Na época, o presidente do país era o socialista Salvador Allende. A oposição do governo pretendia conquistar dois terços das cadeiras do Legislativo e assim garantir o impeachment de Allende. Entretanto, a oposição elegeu somente 55% dos nomes. Isso tudo culminou em um golpe de Estado, que depôs Allende em setembro e deu início a uma ditadura de 16 anos no Chile.

Hoje é

Dia Mundial da
Vida Selvagem
Dia do Médico
Otorrinolaringologista
Dia Mundial da Oração

Santo do dia:

São Marino

 

Acompanhe
nossas
redes sociais