Lojas Prata transformou seu negócio a partir de inovações implementadas em Lajeado

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Lojas Prata transformou seu negócio a partir de inovações implementadas em Lajeado

Inaugurada em 1945, empresa passou por disruptivos processos implementados por Rômulo Vier, neto do fundador do negócio, Francisco Xavier Vier

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Atualizado quinta-feira,
02 de Março de 2023 às 10:59

Lojas Prata transformou seu negócio a partir de inovações implementadas em Lajeado
Rômulo Vier assumiu a Lojas Prata em 2004 e transformou negócio iniciado em 1945 (FOTO: J. J. Silva)
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Referência de inovação e moda em todo o Vale do Taquari, a Lojas Prata é um exemplo de como a cidade de Lajeado serve como terra fértil para o desenvolvimento e crescimento de diversos negócios. Afinal, com uma história que remete à década de 1940, a marca tomou forma e se reinventou para o mercado, por meio da atuação de Rômulo Vier, neto do fundador da empresa, na cidade pólo da região.

A jornada começou em 1945, com Francisco Xavier Vier. Natural de Montenegro, ele circulava nas cidades do Vale para criar produtos sob encomenda. Quando percebeu que grande parte dos seus clientes estava em Estrela, o avô de Rômulo decidiu se mudar para a cidade e iniciar oficialmente o negócio. Mais tarde, em 1983, Gilberto Antônio Vier, filho de Francisco, decidiu aplicar a experiência conquistada pela marca e investiu no varejo, inaugurando a primeira unidade das Lojas Prata, em Lajeado.

“A gente nasceu como uma skate shop. Com o tempo, vimos esse mercado acabando. Mudamos o mindset e fomos atualizando. Em 2004, quando ingressei no negócio, tínhamos uma loja e um funcionário. Desde então, crescemos regularmente 30% ao ano”, explica Rômulo, atual Diretor das Lojas Prata.

O processo de inovação foi contínuo e gerou resultados significativos a partir de 2008, quando a marca abriu sua primeira filial, em Estrela. Porém, foi em 2015 que a Lojas Prata iniciou uma jornada acelerada que posicionaria a marca como uma referência junto aos consumidores. 

“Mapeamos vários consultores e chegamos em uma que estava vindo da Europa, depois de ter trabalhado com as melhores brands do mundo do varejo. A partir disso, implementamos uma metodologia internacional onde construímos as coleções por lifestyle. Hoje, temos seis personas dentro da empresa e 14 negócios distribuídos nas áreas das operações”, conta Rômulo.

Hoje, a Lojas Prata está presente nos Vales do Taquari e Rio Pardo, na Serra e no Litoral Norte, com um circuito anual de 10 coleções lançadas. “Devemos procurar pequenas inovações dentro dos nossos negócios. Todos os nossos negócios demoraram para acontecer, mas, atualmente, as Lojas Prata podem estar em qualquer lugar do mundo”, conclui o empresário que conseguiu transformar um negócio com quase 60 anos e o posicionar como referência em todo o estado a partir de Lajeado.

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