Comovente e com sensação de impunidade

Opinião

Fabiano Conte

Fabiano Conte

Jornalista e Radialista

Comovente e com sensação de impunidade

Por

Aproveitei minhas férias para assistir na Netflix a série dramática Todo Dia a Mesma Noite, baseada no livro-reportagem homônimo de Daniela Arbex, sobre a história que abalou o Brasil e que até hoje não trouxe justiça às vítimas e seus familiares. O dia 27 de janeiro de 2013 nunca mais será esquecido.

Um incêndio na Boate Kiss, em Santa Maria, causou a morte de 242 pessoas queimadas, pisoteadas e intoxicadas com espuma tóxica. Dos 28 indiciados por envolvimento direto e indireto no incêndio – entre donos da boate, integrantes da banda, funcionários da prefeitura e até bombeiros –, apenas quatro pessoas foram levadas a julgamento, condenadas, porém, com uma manobra de advogados, conseguiram habeas corpus e estão soltas.

Ou seja, nenhuma pessoa responsável pelas centenas de mortes está presa atualmente. Olhei os episódios com dor no peito. Fiquei imaginando a dor dos jovens que lá estavam e de seus familiares. E a indignação de saber que, passados 10 anos, ninguém foi preso.


Ficção e realidade

Comovente como a série da Netflix, o documentário reconstrói a noite fatídica, utiliza imagens de arquivo da cobertura da época e atualiza entrevistas, sem deixar de lado o olhar jornalístico de lado de lado e dando ênfase ao drama da injustiça brasileira sobre o caso. Todo Dia a Mesma Noite exagera um pouco no sotaque de seus personagens, um gauchês forçado e mais parecido com o linguajar da capital do que de Santa Maria. Mas tem um show de interpretação, com destaque para a atriz lajeadense Gabriela Munhoz, que fez o papel de Idalina, capitã da Brigada Militar que esteve no front do resgate às vítimas da Boate Kiss.


PP de Fazenda Vilanova terá candidato

O Progressistas (PP) de Fazenda Vilanova terá candidato próprio para concorrer a prefeito na eleição de 2024. A tendência é que se confirme o nome de Sérgio Cenci Sobrinho, que é vereador e exerceu a presidência da casa legislativa em 2022.

Estuda-se a composição com uma vice mulher em vista do fortalecimento e empoderamento feminino, e com participação cada vez maior na política. Novas lideranças estão surgindo na cidade e com perfil para a função. O partido tem feito reuniões periódicas de organização e está aberto para coligações. Não abrirá mão, no entanto, da “cabeça de chapa”.


Visita de cortesia

Ex-prefeito de Teutônia e atual Chefe de Gabinete da Casa Civil do Estado, Jonatan Brönstrup, visitou esta semana o atual prefeito Celso Forneck para tratar de demandas do município e se colocar à disposição junto ao governo do estado. Os dois foram adversários nas últimas duas eleições de Teutônia, tendo uma vitória para cada lado. Maturidade política é poder tratar das demandas do município sem misturar questões partidárias. Quem ganha com isso é a população de Teutônia.

Crédito: Divulgação


Novo livro

Ocorre no dia 13, próxima segunda-feira, o lançamento do livro “Teoria e prática de políticas penais, socioeducativas e de direitos humanos no Rio Grande do Sul”, tendo como autores, Mauro Hauschild, Carolina de Oliveira e Wagner de Oliveira. Mauro foi secretário estadual da área e com vivências a serem compartilhadas. A sessão de lançamento e autógrafos ocorre no Charlie Brownie, na capital gaúcha.

Acompanhe
nossas
redes sociais