Encantado pode sediar Batalhão de Policiamento Turístico

MOBILIZAÇÃO NA REGIÃO ALTA

Encantado pode sediar Batalhão de Policiamento Turístico

Indicação feita por vereadores depende da aprovação do governo do estado

Por

Encantado pode sediar Batalhão de Policiamento Turístico
Na foto, o 1º BPAT, instalado em 2004 em Gramado. Depois, foram criados o 2º e o 3º batalhões para atender Capão da Canoa e Bento Gonçalves. Crédito: Divulgação
Encantado

O desenvolvimento da região frente às possibilidades ligadas ao turismo também traz preocupações quanto à segurança. É com esta justificativa que os vereadores Joel Bottoni (PSDB) e Edegar Bizarro (PDT) – que assumiu como suplente na última semana – formalizaram indicação para buscar o estabelecimento de uma unidade do Batalhão de Policiamento em Área Turística (BPAT) em Encantado.

A indicação foi repassada pelo vereador suplente e Tenente da Brigada Militar, Edegar Bizarro, ao prefeito de Encantado, Jonas Calvi, e ao prefeito de Vespasiano Corrêa, Tiago Michelon, que também é presidente da Associação dos Municípios da Região Alta do Vale do Taquari (AMAT). Os gestores receberam a sugestão, que agora deve ser apresentada via ofício aos demais prefeitos, antes de ser enviada ao governo do estado.

Se a resposta for favorável, o Batalhão terá Encantado como sede principal e os municípios próximos como extensão de atendimento. São eles: Anta Gorda, Arvorezinha, Capitão, Coqueiro Baixo, Dois Lajeados, Doutor Ricardo, Encantado, Itapuca, Ilópolis, Muçum, Nova Bréscia, Putinga, Relvado, Roca Sales, Santa Tereza, São Valentim do Sul e Vespasiano Corrêa.

Entre os benefícios da iniciativa está o aumento do efetivo policial na região. “Quando falamos em aumento de profissionais também estamos falando em ampliar recursos e equipamentos”, argumenta o Tenente Edegar. Ele explica que a sugestão levou em conta o aumento expressivo de visitantes registrados, especialmente depois da construção do Cristo Protetor.

“É justo que as pessoas que nos visitam tenham acesso a uma região segura e preparada no que se refere ao policiamento. E a equipe do BPAT, que possui especialização neste tipo de atendimento, certamente viria para somar”, ressalta.

Existe, ainda, a possibilidade de ser criada uma patrulha rural como extensão ao policiamento turístico, fazendo com que o interior dos municípios também seja contemplado pelo atendimento do efetivo. “É uma possibilidade, caso nossa proposta seja acolhida. Torcemos pelo melhor”, espera Edegar.

Acompanhe
nossas
redes sociais