Sob nova presidência, Legislativo retoma sessões na terça-feira

Câmara de Lajeado

Sob nova presidência, Legislativo retoma sessões na terça-feira

Temas como a criação da guarda municipal devem pautar debates nos primeiros meses de 2023. Discussão sobre nova sede também pode ser retomada durante o ano

Por

Atualizado sábado,
04 de Fevereiro de 2023 às 15:28

Sob nova presidência, Legislativo retoma sessões na terça-feira
Paula Thomas é a terceira mulher a presidir o maior Legislativo do Vale. Crédito: Felipe Neitzke
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Após um mês de recesso, a câmara de vereadores retoma as sessões na tarde da próxima terça-feira, 7. Será a primeira reunião no plenário sob a gestão da nova presidente, Paula Thomas (PSDB). Ela é a terceira mulher a comandar a mesa diretora na história do parlamento lajeadense em mais de 100 anos.

Temas importantes devem pautar o penúltimo ano da atual legislatura. Nas próximas semanas, deve chegar ao Legislativo o projeto de lei que cria a guarda municipal. Antes, segundo Paula, a câmara vai convocar o secretário de Segurança Pública, Paulo Locatelli, para esclarecer alguns pontos da proposta e tirar dúvidas dos vereadores.

“É um projeto de origem do Executivo. Por isso, pedi ao Locatelli que venha apresentar a proposta e explicar as ideias. Tudo isso para que se possa discutir e votar com tranquilidade”, salienta. A iniciativa é debatida desde o primeiro mandato de Marcelo Caumo, mas avançou somente em 2022 por conta da lei federal que impedia a contratação de novos servidores por dois anos.

Sede nova

Outro tema que também deve ser retomado ao longo de 2023 é a possibilidade do Legislativo contar com uma nova sede. Na gestão passada, cogitou-se que a câmara iria para o prédio da Acvat, onde hoje funciona a Secretaria de Desenvolvimento Social e um restaurante. Porém, o Executivo pretende implantar no local um novo posto de saúde.

“É uma discussão que acontece todos os anos e pode vir à pauta novamente, sem dúvidas. É um consenso entre todos nós que a sede atual não comporta as nossas necessidades. Precisa de melhorias, ou de um espaço mais adequado”, reforça Paula.

Num primeiro momento, Paula garante que o foco será dar andamento à informatização e digitalização dos arquivos do Legislativo. O processo foi iniciado na gestão de Deolí Gräff (PP), da qual a vereadora era vice-presidente.

Comissões

Ainda não há projetos previstos para serem votados na próxima terça. Paula comenta que as propostas não apreciadas ao fim de 2022 foram arquivadas. “O autor, seja ele o vereador ou o prefeito, precisa pedir o desarquivamento para que entre de novo em pauta”.

Na sessão de terça, será definida a composição das quatro comissões permanentes. O mandato é de dois anos. Hoje, elas são presididas por Ana da Apama (Educação, Saúde, Cultura, Esporte e Meio Ambiente), Alex Schmitt (Justiça, Redação, Ética e Decoro Parlamentar), Mozart Lopes (Obras e Serviços Públicos) e Heitor Hoppe (Finanças e Orçamento).

Acompanhe
nossas
redes sociais