Rápido crescimento do São Cristóvão  demanda investimentos em quatro áreas

LAJEADO 132 ANOS

Rápido crescimento do São Cristóvão demanda investimentos em quatro áreas

Governo confirma ações voltadas à segurança, saúde, educação e mobilidade. Projetos foram destacados durante programa especial da Rádio A Hora alusivo aos 132 anos do município

Por

Rápido crescimento do São Cristóvão  demanda investimentos em quatro áreas
Maior prédio do RS em construção no bairro São Cristóvão sediou programa especial da Rádio A Hora alusivo aos 132 anos de Lajeado. Crédito: Felipe Neitzke
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A descentralização do ambiente urbano tem no bairro São Cristóvão um modelo inspirador. Atraídos pela expansão imobiliária, cada vez mais investidores buscam espaço para desenvolver seus negócios. Por consequência, o aumento na circulação de pessoas expõe desafios no planejamento sustentável e melhorias na infraestrutura.

Esses aspectos foram debatidos ontem no programa Frente e Verso da Rádio A Hora 102.9. A atividade incluiu o roteiro especial pelos bairros em comemoração aos 132 anos de Lajeado. A 110 metros de altura, no prédio São Cristóvão, da Lyall, os convidados expuseram suas percepções sobre o rápido crescimento populacional e de empreendimentos.

Diante da expansão, há maior demanda por investimentos. Entre os já confirmados estão a nova central de polícia, posto de saúde referência e ampliação da escola de Educação Infantil. Além disso, o governo municipal também avança com o alargamento da avenida Alberto Pasqualini para resolver gargalos no trânsito.

De acordo com o prefeito Marcelo Caumo, o município trata com o Estado para obter os recursos necessários à construção do prédio para os serviços de segurança. A intenção é concentrar todas as delegacias da cidade em um mesmo local. O posto do Instituto Geral de Perícias (IGP) também ficará ao lado.

Já em relação ao posto de saúde, restam ainda projetos complementares para encaminhar a licitação. A expectativa é que o processo seja iniciado ainda este ano. Assim como o aumento das vagas na creche.

Prédio mais alto do RS

O edifício residencial São Cristóvão chama atenção por sua imponência. A estrutura em construção deve ficar pronta até o fim do ano. Serão 140 metros de altura, 40 pavimentos, sendo 38 de moradia com 140 apartamentos. O local também vai contar com três grandes lojas na parte inferior e 220 vagas de estacionamento.

Hoje, a obra está no 33°º andar com expectativa de entregar as primeiras unidades em dezembro. De acordo com o sócio da Lyall Construtora e Incorporadora, Gustavo Luchese, o edifício é símbolo da valorização do bairro. “O São Cristóvão foi planejado para oferecer soluções à comunidade. Cerca de 400 pessoas devem morar aqui e para isso teremos estação própria de tratamento de esgotos, vagas de estacionamento e subestação de energia.”

O prédio em construção terá o dobro do tamanho do 300 já entregue. “Todo o ecossistema do bairro será fortalecido, assim como aconteceu após a entrega do centro comercial”, pontua Luchese. Acerca do desenvolvimento do comércio na localidade, o desafio está atrelado em atrair o cliente. De acordo com o diretor da CBM Material Elétrico, Marcos Mallmann, embora a população tenha aumentado, o mercado digital amplia a concorrência com gigantes do varejo.

Desenvolvimento a partir do ensino

O diretor do colégio Gustavo Adolfo, Edson Wiethölter, destaca o crescimento que permitiu quadruplicar o número de alunos nos cerca de 15 anos que está à frente do Centro de Educação Básica. Eram 200 alunos em 2008 e deve passar de 800 em 2023. “São os reflexos da comunidade, do São Cristóvão”, ressalta.

Segundo ele, Lajeado ganhou em 12 anos cerca de 30 mil habitantes e a educação privada atende de 20% a 30% de todos alunos. “O município é uma ilha”, define. Wiethölter observa que a parceria com a Univates para o desenvolvimento do Novo Ensino Médio ampliou matrículas nos últimos anos.
Conforme o presidente da Fundação Univates (Fuvates), Ney José Lazzari, a universidade auxiliou no crescimento do bairro. Lazzari, que completa 40 anos de atuação na instituição em março, lembra que o Universitário surgiu após a consolidação da Univates.

A Univates possui hoje mais de 9 mil alunos. São cerca de 4 mil no presencial. Só no curso de Medicina, a grande aposta na área da saúde, são 500. O gestor estima que durante períodos de maior estímulo ao financiamento estudantil, cerca de 80% dos estudantes eram de fora da região. Agora a maioria é do Vale.

Acompanhe
nossas
redes sociais