Prefeitos do G7 fazem primeira reunião em 2023

VALE DO TAQUARI

Prefeitos do G7 fazem primeira reunião em 2023

Entre os principais assuntos debatidos, as condições da ERS-419 e a preocupação das administrações quanto aos valores do ICMS para os próximos anos

Por

Prefeitos do G7 fazem primeira reunião em 2023
Representantes dos sete municípios participaram do primeiro encontro do grupo em 2023 (Foto: Jhon Willian Tedeschi)
Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Os gestores dos municípios que formam o G7 se reuniram pela primeira vez neste ano na manhã desta sexta-feira (20), em Poço das Antas. A pauta em destaque foi a melhoria na ERS-419 prometida pelo Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem (Daer), que não saiu do papel em 2022.

LEIA TAMBÉM: ERS-419 aguarda recursos para recuperação há 1 ano, diz presidente do G7

Outro aspecto debatido pelos prefeitos foi a estimativa de perdas nos recursos do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), a partir da redução do Índice de Participação dos Municípios (IPM). Existe a possibilidade das sete cidades terem quase R$ 15 milhões a menos nos cofres nos próximos três anos.

O superintendente do Daer na região, Fabiano Pereira, esteve no encontro e justificou o atraso na obra. “Problemas burocráticos, como a renovação do contrato com a empresa responsável, atrasam os serviços.” São R$ 3 milhões destinados pelo Avançar na Infraestrutura, que ainda não foram aplicados. A obra deve iniciar até o fim de janeiro e ser entregue em três meses.

Sobre o deficit financeiro previsto, a prefeita de Poço das Antas e presidente do G7, Vânia Brackmann, foi taxativa. “Em nenhum momento estive tão preocupada com as perdas que os municípios do G7 terão.” O ICMS é segunda maior fonte de renda dos municípios, depois do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

A próxima reunião dos gestores está marcada para o dia 24 de fevereiro, sem local definido – Imigrante ou Westfália devem receber o encontro. O deputado federal Alceu Moreira (MDB), que propõe uma emenda à legislação que impediria as perdas no ICMS, confirmou presença.

Foto: Jhon Willian Tedeschi

Acompanhe
nossas
redes sociais